19 de abril de 2024 Atualizado 18:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Autobiográfico, livro discute abuso infantil

Primeira obra de Viviane Melo, “Ressignificar” tem como propósito despertar para o tema e ajudar pessoas que passaram pela situação

Por Marina Zanaki

24 de outubro de 2021, às 09h34

Em seu primeiro livro, Viviane chama atenção para o abuso infantil - Foto: Divulgação

Ressignificar é definido como o ato de atribuir um novo significado a algo ou alguém. É um recurso muito utilizado dentro da psicologia para ajudar pessoas que passaram por uma situação traumática. E esse foi o título escolhido pela escritora Viviane Melo para seu livro de estreia não por acaso.

A obra é uma autobiografia que trata sobre o abuso infantil. A autora disse que abordar o tema tem dois objetivos principais. O primeiro é ajudar pessoas que passaram por situação parecida a ressignificarem suas histórias. O segundo é chamar a atenção para o assunto.

“Na verdade, foi uma parte difícil da minha vida. O livro fala sobre abuso sexual infantil, e o meu propósito é despertar autoridades e pessoas para cuidarem das crianças, cuidar dessa causa, que ao invés de diminuir vem aumentando cada vez mais”, disse a escritora.

Ela contou que escreveu o livro em um dia e meio. “Depois que passei por um processo de imersão e cura, que foi essencial no meu caso, escrevi esse livro entre 1° e 2 de maio do ano passado. Sentei e fiquei focada, só saía para comer, tomar banho e voltava para o livro”, relembra.

A autora alertou que os abusos ocorrem com frequência dentro do próprio núcleo familiar. “A minha história é um pouco polêmica, não é todo dia que a gente ouve falar. Infelizmente é uma coisa muito comum, mas não é normal. Tenho certeza que todos nós temos um propósito e o meu é lutar contra o abuso sexual infantil”, disse Viviane.

“Atualmente, são 116 mil pesquisas diárias sobre o assunto, então merece atenção. Não é só com meninas, meninos também sofrem, e eu fui uma vítima. Sou só uma voz, mas vou continuar alertando com relação a essa preocupação”, declarou a empresária.

O livro é uma publicação financiada pela autora, que também fez a formatação, diagramação e edição da obra. O lançamento oficial ocorreu em um evento fechado realizado esta semana, em uma ação que promoveu arrecadação de alimentos para serem distribuídos a pessoas carentes.

A obra está disponível para compra nas plataformas Amazon, Mercado Livre, Lojas Americanas e Magazine Luiza. O livro físico custa R$ 14,99, e em formato digital R$ 2,79.

SOCIAL. Nascida na capital paulista, Viviane mora em Santa Bárbara d’Oeste desde 2007. Ela trabalha como empresária no ramo de produtos de beleza masculinos.

Viviane também tem ampla atuação em projetos sociais. O “Barbers do Bem” é um trabalho que oferece cuidados pessoais para aparência, corte e barba em espaços com pessoas vulneráveis. De acordo com Viviane, o projeto atua em asilos, Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), abrigos e casas de recuperação.

Publicidade