12 de maio de 2021 Atualizado 18:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Artista de Hortolândia realiza workshop sobre HQs e Cinema

Rafael Ghiraldelli promove ainda uma exposição virtual sobre distopias, com trabalhos em pintura digital

Por Isabella Holouka

18 fev 2021 às 15:19 • Última atualização 18 fev 2021 às 15:38

O artista visual e arte-educador de Hortolândia Rafael Ghiraldelli promove em 2 de março, entre 19h30 e 21h30, o workshop online “Intersecções entre Histórias em Quadrinhos e Cinema”.

A programação é aberta para o público em geral e tem o objetivo de discutir exemplos de diferentes etapas do processo criativo do curta-metragem e do HQ intitulados ‘A última guerra em Canudos’, além de apresentar um breve histórico das histórias em quadrinhos e do cinema.

Atividades serão online e com participação gratuita – Foto: Prefeitura de Hortolândia – Divulgação

O workshop também expõe similaridades entre os dois gêneros de narrativas visuais, apresentando recursos expressivos compartilhados e destacando, por exemplo, ângulo e movimento de câmera, enquadramento, luz e sombra, contraste, e paletas de cores.

A participação ocorre através da página da Secretaria de Cultura de Hortolândia no Youtube. Após o evento de estreia, o público será direcionado para um segundo link no qual ocorrerá uma breve live (30 min de duração) com Rafael Ghiraldelli, visando esclarecer dúvidas sobre o conteúdo apresentado no workshop.

Além da aula, estará disponível para acesso online e gratuito a exposição virtual DISTÓPICA. Nela será possível conhecer trabalhos selecionados de pintura em suporte digital criados por Rafael.

A realização do projeto se fez possível por meio dos recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia, Prefeitura de Hortolândia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Rafael Ghiraldelli é Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual, arte-educador e ilustrador freelancer nas cidades de Hortolândia, Campinas e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura.

Ele é responsável pela direção do curta-metragem experimental “A última guerra em Canudos: a barganha” (2015), onde teve a oportunidade de divulgar seu trabalho em mostras de cinema do Brasil todo, além de continuar a narrativa em questão através de uma webcomic publicada desde 2018 neste link.

Publicidade