18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ARTE CONTEMPORÂNEA

Artista americanense expõe aquarelas em Miami

Oito obras de Stenio Oliveira integram feira nesta semana; elas exploram cores, formas e erotismo

Por Isabella Holouka

04 de dezembro de 2021, às 08h38

O artista visual americanense Stenio Oliveira dá mais um passo adiante, nesta semana, em sua carreira internacional. Depois de ter sido convidado para participar de um projeto do acervo da Galerie Van Caelenberg, em Aalst, na Bélgica, no início deste ano, ele agora participa da Art Basel Week, uma das mais importantes semanas de arte contemporânea do mundo. 

Ele apresenta uma série de aquarelas na feira RED DOT, que acontece entre os dias 1 e 5 de dezembro. Além disso, participa de apresentações e projeções de vídeos na casa Brasil Miami, em South Beach, em todos os dias de feira.

A aquarelas foram desenvolvidas neste ano, enquanto o artista passava por isolamento social, buscando na calmaria da técnica uma solução para a criação, já que estava impossibilitado de usar o próprio ateliê, que fica anexo à casa dos pais, que são grupo de risco para a Covid-19.

Medindo 100 por 75 centímetros, elas são fruto de um mergulho feito pelo artista no espiritual e na cosmogênese de Helena Blavatisky, no subconsciente coletivo e no Livro Vermelho de Carl Jung, e também no erótico da criação de Tunga. Além disso, refletem a maneira do artista brincar com a volumetria das formas, trazer a temática sexual e da fecundação.

“Também procuro brincar com o universo da teoria das cores, onde elas se complementam e trazem uma sensação de contrastes harmônicos em suas trocas cromáticas”, acrescenta ele, que é graduado em Artes Visuais pela Puc-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), com mestrado em Arquitetura e Lighting pelo Instituto IPOG – Conzórcio Politecnico di Milano.

Stenio Oliveira – Foto: Divulgação

“É muito importante essa projeção internacional e visibilidade. A Art Basel é a feira mais relevante do mundo, e ser convidado para ela é muito significativo, uma coisa que eu não estava esperando”, falou ao LIBERAL. 

Stenio faz parte do time de artistas representado pela The House of Arts, comandada pela artista, mecenas e empreendedora cultural Jade Matarazzo, em Miami, e pela IT MONDO, através da curadora Simone Piva, na Itália.

Publicidade