20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Projeto Guri

Aprenda a fazer da sucata um instrumento musical

Técnica será apresenta pelo Projeto Guri durante uma live que acontece nesta sexta-feira, às 15h

Por Natália Velosa

22 de maio de 2020, às 09h14

A transformação de sucatas em instrumentos musicais é tema de live nesta sexta-feira. Promovida pelo projeto Guri, a live #VamosDeMúsica será realizada às 15h com o instrumentista e educador musical do projeto, Paulo Salmaci.

Uma oportunidade para se ocupar ou começar de alguma maneira na música durante a quarentena, Salmaci vai revelar quais serão os materiais empregados e ensinar técnicas de confecção.

O instrumentista e luthier Paulo Salmaci, educador musical do projeto Vamos de Música, vai comandar a live desta sexta-feira – Foto: Laura Seixas

O profissional é músico graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em bateria e percussão. Ele também é luthier (profissional na construção e no reparo de instrumentos de cordas) e pesquisador teórico de timbres de instrumentos musicais.

Na live desta sexta-feira, Salmaci também abordará quais serão os timbres resultantes e as possíveis utilizações práticas dos instrumentos musicais feitos à base de sucata.

A apresentação estará disponível no Facebook da Sustenidos Organização Social de Cultura, responsável pela gestão do Projeto Guri no interior, litoral paulista e polos da Fundação CASA e que é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Conteúdo

Todas as quartas e sextas-feiras, às 15h, a página do Facebook da Sustenidos traz conteúdos culturais diversificados para serem consumidos em casa, de graça e quando quiser, pregando a missão de “promover, com excelência, o desenvolvimento humano de gerações em formação”.

Além da participação de alunos e ex-alunos do Projeto Guri e profissionais da Sustenidos, a campanha também traz a participação de diversos artistas.

As lives já cederam espaço para o pianista e auxiliar artístico pedagógico André Grella, de Piracicaba; ao professor de Trompete e Música de Câmara do Instituto de Artes da Unicamp Paulo Ronqui; ao professor de violoncelo Fabio Presgrave e muitas outras participações.

Todas as exibições anteriores podem ser conferidas no site www.sustenidos.org.br/vamosdemusica.

* Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade