26 de fevereiro de 2021 Atualizado 01:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Ao som de um novo ritmo

Single “Embaça” chega às plataformas digitais; música tem influências que vão do rock ao tecnobrega paraense

Por Isabella Holouka

06 fev 2021 às 11:05

Com influências de diversos gêneros da música brasileira, grupo lançou entre 2017 e 2019 três singles e o EP “Cabreragem” - Foto: Karina Pilotto - Divulgação

“Embaça” é o novo single da banda piracicabana Belize e Bermudas. A música passeia por ritmos brasileiros como a guitarrada paraense e o brega funk, com uma pitada caipira, está disponível nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal, e também conta com videoclipe no Youtube.

O lançamento nesta sexta-feira (5), às vésperas do Carnaval e em tempos de pandemia, tem o objetivo de trazer balanço e um toque de “sofrência” aos foliões que vão curtir a mais atípica edição do festejo popular em casa. “Nossa meta com ‘Embaça’ é que as pessoas fechem os olhos e se enxerguem em seu boteco preferido, no fim de um bloco de Carnaval, arriscando o último flerte e tomando sua saideira”, sugere o vocalista da banda, Luis Gustavo Resende Gaiotto.

Guitarrista e vocalista morador de Americana, Leon Botão conta que a composição de “Embaça” é de 2019, teve o videoclipe compartilhado em abril do ano passado, mas a banda aguardava um bom momento para o lançamento do single nas plataformas digitais.

Gravada no Studio Cabrera, em Americana, a música tem produção musical assinada pelos irmãos Keops e Raony, reconhecidos nacionalmente pelo trabalho com a banda Medulla e também pelo novo projeto solo, que leva o nome da dupla. Foram os produtores que sugeriram ao som influências que vão do rock ao tecnobrega paraense, tendo como principais referências nomes do Norte e Nordeste do país, como Duda Beat, Felipe Cordeiro e Jaloo. A gravação, em um único final de semana, foi uma imersão nos ritmos, já conhecidos e admirados pelos integrantes da banda. O single foi lançado pelo selo A Música Vive.

“Junto com a batida, colocamos uma ‘cereja no bolo’. Citamos o copo americano na letra e tínhamos a ideia de inseri-lo de outra forma também. Gravamos uma batida com ele, e colocamos na música”, comenta Leon. “São muitos detalhes que vão se formando, e chegamos nessa mistura de guitarrada com brega funk, caminho que pretendemos seguir nas próximas composições”.

A captação e mixagem é de Tiago Camargo, integrante da banda Vício. Belize e Bermudas é formada ainda por Vinícius Costa, no baixo, e

Marcos Vinícius Barbosa, na bateria.

Com influências de diversos gêneros da música brasileira, o grupo lançou entre 2017 e 2019 três singles e um EP, “Cabreragem”, viabilizado pelo projeto “Na Íntegra”, do Sesc Piracicaba.

CLIPE. No YouTube desde abril do ano passado, o clipe de “Embaça” foi produzido com imagens caseiras durante a quarentena. A banda pediu a amigos e familiares imagens da rotina do isolamento. Ao todo, 34 pessoas e vários animais de estimação aparecem no vídeo, que tem direção e edição assinada pelo guitarrista Leon.

“São pessoas que costumamos encontrar com frequência, mas que neste momento estão ‘distantes’. Pudemos captar um registro singular de vários modos de vida: de casais, amigos, solteiros, com criança, com pets, da família, enfim, mostramos como tem sido esta experiência para diversas pessoas ao nosso redor”, conta.

E além das cenas enviadas, o clipe conta com elementos gráficos da ilustradora Pietra Polo, do projeto Ilustra Pi (@ilustrapi), com os mesmos elementos da identidade visual do single.

Publicidade