18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Americanense prepara livro sobre o ato de dormir

Obra de Lucas Michelani foi contemplada pelo ProAC Editais e será lançado em fevereiro

Por Marina Zanaki

02 de dezembro de 2020, às 09h33 • Última atualização em 02 de dezembro de 2020, às 12h16

Cerca de um terço da vida de um ser humano é passado durante o sono ou na tentativa de dormir. Esse ato diário e natural realizado por todas as pessoas é, além de uma necessidade física, um importante mecanismo para a construção da memória e para dar vazão ao inconsciente.

Assim, uma noite mal dormida não afeta apenas o sono, mas sacode todo o nosso ser.

Com um olhar poético sobre o sono e o ato de dormir, o americanense Lucas Michelani lança seu primeiro livro no dia 5 de fevereiro, “Ainda Algo Antes de Deitar”, em evento online.

Formado em Estudos Literários pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ele também é produtor cultural e um dos gestores do Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas).

O americanense Lucas Michelani é formado em Estudos Literários pela Unicamp – Foto: Nina Pires / Divulgação

Michelani acredita que o livro pode conversar com muitas pessoas que têm dificuldade para dormir, problema que aumentou durante a pandemia em função dos altos níveis de ansiedade que ela desencadeou.

“O sono é um processo fisiológico e o ser humano depende dele para sua sobrevivência. A gente tem uma relação íntima com o sono, cada um tem seus hábitos, rituais, os monstros que enfrentou no dia, que vai enfrentar no dia seguinte. O livro é uma investigação sobre colocar a cabeça no travesseiro, estar com você mesmo e onde isso pode te levar”, disse o autor ao LIBERAL.

Michelani avaliou que o ritmo frenético da sociedade acaba afastando o ser humano da natureza. Como um processo natural do corpo, o sono também acaba sofrendo com esse distanciamento. O autor contou que sofre para dormir há muitos anos, ao mesmo tempo em que se sente atraído por tudo que cerca o processo de dormir.

“O sono é esse lugar que estamos com nós mesmos, no escuro, não precisamos dos nossos sentidos. É só cair dentro desse sono e acordar no dia seguinte. Investigar isso, questionar porque a gente dorme, o que acontece, qual o momento que passamos da vigília para o sono, é um assunto muito caro para mim. Tanto positivamente quanto negativamente, no sentido que me perturba e tira meu sono às vezes”, revelou Michelani.

Poesia
O livro “Ainda algo antes de deitar” apresenta poemas sobre os rituais que antecedem o sono, a relação com a ansiedade, o dormir com alguém que se ama ou a impossibilidade de fazê-lo, e a manhã depois de uma noite mal dormida.

O autor fez uso de algumas técnicas para a construção poética da obra, como os ready-mades, poemas extraídos de outros lugares do cotidiano. “Peguei textos que são comuns, como uma bula de remédio, além de outros símbolos, e fui construindo toda uma narrativa em torno disso”, contou.

Para o autor, o ritmo frenético do cotidiano e o excesso de trabalho desviam do ser humano a atenção aos momentos para olhar para si mesmo. Essa percepção também serviu de inspiração para a composição poética.

“Espero que esse livro ajude as pessoas a entenderem melhor o sono delas. Viver em constante ansiedade não deve ser normalizado e viver ansioso não faz bem”, finalizou o escritor.

O livro é uma publicação da Ofícios Terrestres Edições, contemplada pelo ProAC Editais e realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Acontece
O lançamento do livro “Ainda Algo Antes de Deitar”, de Lucas Michelani (Ofícios Terrestres Edições), ocorre na página @lucasmichelani no Instagram. O evento será no dia 4 de dezembro, às 18h30. O livro custa R$ 25 e pode ser comprado pelo www.aindaalgoantes dedeitar.com.br.

Publicidade