28 de maio de 2022 Atualizado 12:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Música

Americanense Gustavo Spínola lança vídeo com música ‘Paná’

A canção é a primeira do próximo EP do artista e foi criada inicialmente para a trilha sonora do espetáculo “Casulo”

Por Marina Zanaki

22 Janeiro 2022, às 09h35

Expoente da nova geração da MPB (Música Popular Brasileira), o músico americanense Gustavo Spínola lançou esta semana um vídeo com sua nova música, “Paná”. A canção é a primeira do próximo EP do artista, “Retrato”, e está disponível em seu canal no YouTube.

Músico Gustavo Spínola lança nova música – Foto: Arquivo / O Liberal

Gustavo contou ao LIBERAL que a melodia do refrão estava composta há alguns anos, mas engavetada. Ela foi resgatada em 2019, quando o músico foi convidado para criar a trilha sonora do espetáculo “Casulo”, da Cia-Arte Móvel de Teatro, de Santa Bárbara d’Oeste.

A peça aborda a morte e o encerramento de ciclos para o universo infantil. O texto tem como protagonista uma lagarta que se transforma em borboleta e vai embora. O menino que cuidava dela precisa então aprender a lidar com o luto da despedida.

“Veio essa letra para mim quando fui fazer a trilha sonora – ‘sempre com o vento a me guiar, bordando o céu vou alcançar’ – e pensei na borboleta bordando o céu”, contou o músico ao LIBERAL, citando o refrão.

Para a peça, a canção foi interpretada por Uyara Torrente, vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade. Após as apresentações, Gustavo quis ampliar o tema para uma nova música, e contou com a parceria da amiga e compositora Mara Rita Oriolo.

“Achei que era um refrão forte e precisava ter continuação. Então liguei para uma amiga, primorosa com as letras, uma poetisa e tanto”, contou o músico sobre a participação de Mara.

O título da música, “Paná”, é uma referência ao termo panapaná, que na língua portuguesa significa coletivo de borboletas. A ideia foi preservar a ligação com o espetáculo onde a canção nasceu e que tinha como protagonista uma borboleta.

O vídeo conta com a participação especial de Eddie Fernan no vocal, Cristina Geraldini no cello e Denis Talasso no piano. O arranjo musical é de Alvaro Peterlevitz, maestro da Orquestra Municipal de Americana.

Retrato

Terceiro EP da carreira de Gustavo Spínola, “Retrato” terá novos lançamentos nas próximas semanas. Ao todo, serão quatro canções autorais e duas releituras – “Vieste”, de Ivan Lins, e “Um pequeno imprevisto”, de Herbert Vianna e Thedy Correa.

“O retrato é um registro daquele momento que fica eternizado. A música pode ser eternizada, mas também é um retrato do momento social, político. Na época da ditadura, por exemplo, teve muitas produções de Gilberto Gil e Chico Buarque que perduraram, mas são fotografias daquele tempo. Pensando nisso, o fio condutor nesse EP são canções como fotografias”, explicou o músico.

O lançamento de “Retrato” será em um show no dia 17 de março no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas. Os ingressos já estão à venda no site Ingresso Digital, e custam de R$ 30 a R$ 60.

Até lá, todo o EP estará disponível nas plataformas de streaming. Além de “Retrato”, compõem o repertório do show canções do álbum anterior de Gustavo Spínola, “15 de abril”, lançado no início da pandemia e que por conta das restrições ainda não ganhou os palcos.

Publicidade