19 de abril de 2024 Atualizado 11:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

3ª edição do ‘Movimento Rubem Alves’ acontece nesta quarta e quinta-feira

Evento pertencente ao Instituto Rubem Alves será online, às 20h, no YouTube

Por *Natália Velosa

15 de setembro de 2021, às 15h02

Nesta quarta (15) e quinta-feira (16) ocorrem os últimos encontros da 3ª edição do Movimento Rubem Alves Saberes e Sabores, do Instituto Rubem Alves, de Campinas. O evento será online, ambos às 20h, no canal do YouTube do instituto, com o tema “Os sabores e os saberes na obra de Rubem Alves”.

Evento é uma iniciativa do para celebrar a vida e o legado de Rubem Alves – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15), às 20h, será a vez do tema “Quando os sonhos e a realidade se encontram”, que serão discutidos sobre o projeto de “Escola dos Rios”, pertencente ao Instituto Rubens Alves.

Participarão da conversa a economista e turismóloga Maria Amélia Moscom; professora, escritora, Mestre em Educação Katia Tavares; economista e turismólogo Severino Antônio e o navegador e palestrante Amyr Klink.

Na quinta-feira (16), também às 20h, acontecerá o encerramento com o tema “Os sabores e os saberes na obra de Rubem Alves”, uma conversa sobre as múltiplas formas de apropriação do legado do autor. As obras serão mencionadas como fontes de energia para acompanhar no dia-a-dia.

No bate-papo, vão estar o doutor em filosofia e escritor Daner Hornich, o mestre em ciências da religião e doutorando em sociologia Humberto Ramos; o psicólogo, educador, escritor, músico e poeta Moisés Coppe e o teólogo, mestre e doutor em ciências da religião Luiz Carlos Ramos.

O evento teve início na segunda-feira (13) como a iniciativa de celebrar a vida e o legado de Rubem Alves. Para esse ano, o Instituto escolheu como tema “Saberes e Sabores”, com a ideia de discutir sobre sonhos e como transformá-los em realidade.

A inspiração do tema veio do livro Lições de Feitiçaria de Rubens Alves, em que o autor cita: “Somos o que comemos / Comemos o que não existe: sonhos / Somos os sonhos que comemos / Sonhos são boa comida… / Somos transformados pelos nossos sonhos / Somos transformados pelo que não existe / Que somos nós sem o socorro daquilo que não existe?”.

Para o Instituto Rubem Alves, “atribuir sabores aos saberes e saberes aos sabores é uma interessante forma de vivificar teorias e transformá-las em ações significativas para atender às necessidades das pessoas”.

Todas os outros encontros do Evento podem ser conferidas no YouTube do Instituto Rubem Alves

*Estagiária sob supervisão de Luciano Giuliani

Publicidade