17 de abril de 2024 Atualizado 23:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Cultura leta é tema de festa na região

Evento vai contar com apresentação do grupo Skaņumājas Muzikanti e também terá comida, artesanato e danças típicas

Por Rodrigo Pereira

15 de junho de 2019, às 08h57

Foto: Divulgação
Artistas letos chegaram em Nova Odessa durante a semana para apresentações em escolas da cidade

A Associação Brasileira da Cultura Leta promove neste sábado, a partir das 17h, a “6ª Festa Ligo”, tradicional festa simbólica dos letos. Com comida típica, artesanato, danças e músicas, o evento será realizado no Espaço Cultural Leto Ralfo Klavin. Este ano, as estrelas convidadas são os artistas do grupo Skaņumājas Muzikanti, da Letônia. A entrada custa R$ 5 e crianças não pagam. O evento tem apoio da Prefeitura de Nova Odessa

Como forma de propagar a festa e mostrar a cultura de seu país, os músicos do Muzikanti já estão em Nova Odessa. Na quarta e quinta-feira, eles cumpriram um cronograma de apresentação em diversas escolas municipais. “O roteiro escolar é praxe de todos os anos, quando a comunidade novaodessense recebe os artistas letos. Nossas crianças amam conhecê-los e a apresentação integra nosso calendário letivo sobre a colonização e desenvolvimento da cidade”, conta a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

ESTAÇÕES. Segundo o presidente da Associação, Felipe Albrecht, o Ligo é uma tradição ancestral que sobreviveu e, felizmente, ainda hoje é aguardada e comemorada com entusiasmo e alegria. “O Ligo é um dos feriados mais queridos na Letônia. A origem da celebração vem de antes da formação do país, quando se comemora no dia do solstício de verão, quando a noite é mais curta e o dia é o mais longo do ano, a chegada do calor, do sol e das boas colheitas, pois a Letônia passa por invernos muito rigorosos. Sendo assim, a chegada do verão no hemisfério norte é motivo de comemoração”, explica.

A festa foi trazida para o Brasil pelos imigrantes letos e hoje é organizada pela Associação Brasileira de Cultura Leta, que representa uma das maiores comunidades do Brasil.

Acontece. A “6ª Festa Ligo” ocorre neste sábado, a partir das 17h, no Espaço Cultural Leto Ralfo Klavin (Rua Emílio Bassora, 249, no bairro Altos do Klavin). A entrada custa R$ 5 e crianças não pagam.

Publicidade