19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Crítico literário Harold Bloom morre aos 89 anos

Por Agência Estado

14 de outubro de 2019, às 18h18 • Última atualização em 14 de outubro de 2019, às 18h41

O crítico literário norte-americano Harold Bloom morreu aos 89 anos em um hospital em New Haven, de acordo com informações da sua esposa, Jeanne Bloom, para o The New York Times. Jeanne disse à Associated Press que o professor estava em condições deterioradas de saúde, apesar de continuar dando aulas.

Bloom ficou célebre ao emplacar diversos livros nas listas de mais vendidos, defendendo a construção de um cânone das letras americanas e também com estudos sobre nomes globais da literatura, como Shakespeare, Chaucer e Kafka.

Ele deu sua última aula na Universidade de Yale na quinta-feira, 10.

Apesar de sofrer muitas críticas ele mesmo ao longo da carreira, Bloom era o mais celebrado crítico literário americano.

Ele era o autor de A Anatomia da Influência, O Cânone Ocidental e outras dezenas de livros.

Bloom era conhecido pelos seus estudos de como os artistas eram influenciados e por seu criticismo da cultura e das teorias literárias modernas. Ele era conhecido como um elitista orgulhoso e rejeitava quem o denominava como um crítico “marxista” – por conta de Groucho, não Karl.

O professor apareceu em diversas listas de mais vendidos com trabalhos como Shakespeare: The Invention of the Human (1999), foi finalista do National Book Award e membro da American Academy of Arts and Letters. Com informações da Associated Press

Publicidade