Sescs recebem itinerância de cinema

39ª edição da Mostra Internacional começa nesta quarta em Campinas e na sexta-feira em Piracicaba, com longas-metragens inéditos


A 39ª Mostra Internacional de Cinema do Sesc (Serviço Social do Comércio) traz para a região uma série de filmes contemporâneos, totalmente inéditos, além de uma versão restaurada de um dos filmes italianos mais importantes da história do cinema, “Rocco e Seus Irmãos”. O festival tem início nesta quarta-feira (18) em Campinas e se estende até o dia 29 de novembro. O Sesc Piracicaba também recebe a mostra, a partir dessa sexta-feira, e exibe as produções às terças-feiras e domingos até o dia 15 de dezembro.

Foto: Divulgação
“Sabor da vida”, da diretora japonesa Naomi Kawase, será exibido na quinta-feira em Campinas
Segundo a organização, a seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, trazendo para o público brasileiro as principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas cinematográficas ao redor do mundo.

Nesta quarta, a partir das 19h30, na abertura da mostra em Campinas, será exibido o longa-metragem “Rocco e Seus Irmãos”, do diretor italiano Luchino Visconti. No enredo, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca, trocam a miserável Sicília pela industrial Milão, em busca de uma vida melhor. Simone, no entanto, é abandonado pela amante, que acaba se envolvendo com Rocco. A relação dará início à degradação da família.

“Rocco e Seus Irmãos” foi lançado em 1960 e ganhou diversos prêmios nos festivais de Veneza e Bodil, na Dinamarca. Além disso, também foi indicado ao Bafta, o maior prêmio do cinema britânico. A gravação do filme foi envolto em polêmicas e seu lançamento censurado nos EUA, que julgaram a produção “muito violenta”. Mesmo assim, o longa fez sucesso, tanto que o diretor Francis Ford Coppola contratou o compositor da película italiana, Nino Rota, para “O Poderoso Chefão”, em 1972.

A programação continua na quinta-feira, as 19h30, com o filme “Sabor da Vida”, da diretora japonesa Naomi Kawase. Na trama, Sentaro é administrador de uma pequena padaria. Ele contrata Tokue, uma velha senhora que mostra ter mãos mágicas para fazer doces. Com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.

Na sexta-feira, às 18h30, “Labirinto de Mentiras” apresenta o jovem promotor público Johann, que encontra documentos que ajudam a iniciar um processo contra alguns membros da SS (Schutzstaffel) que serviram em Auschwitz. No sábado, será exibido o filme autobiográfico “Visita ou Memórias e Confissões”, do diretor Manoel de Oliveira.

A programação da semana se encerra no domingo, com “Os Campos Voltarão”, às 18h30. Do diretor italiano Ermanno Olmi, o filme mostra um grupo de soldados italianos que se aproxima das trincheiras inimigas, no final da Primeira Guerra Mundial. Quando novas ordens chegam, ninguém sabe se vai conseguir sobreviver.

ACONTECE: A 39ª Mostra Internacional de Cinema ocorre entre os dias 18 e 29 de novembro. Os ingressos custam entre R$ 6 e R$ 12. O Sesc Campinas fica na Rua Dom José I, 270, Bonfim. Informações pelo telefone (19) 3737-1500. O Sesc Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155 – Centro. Informações pelo telefone: (19) 3437-9240.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora