Produção de roteiro é tema de oficina no MAC de Americana

Parceria entre a Sectur e o MIS-SP, curso vai ser ministrado por jovem cineasta vencedora de festivais internacionais


O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana vai receber entre os dias 28 e 30 de agosto uma oficina gratuita voltada à produção de roteiros cinematográficos. Intitulada “Da Ideia ao Roteiro”, ela é fruto de uma parceria entre a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Americana e o MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.

As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira e as aulas vão ocorrer das 13h às 17h. Estão sendo oferecidas 20 vagas para maiores de 16 anos.

Foto: Divulgação
Giuliana Monteiro (com o microfone) estudou roteiro em conceituada escola de Nova York

Para quem sempre teve vontade de escrever um roteiro mas nunca soube ao certo como começar, a oficina busca desmistificar esse processo, ajudando a ultrapassar obstáculos e possíveis amarras criativas que possam existir.

O objetivo é desenvolver as etapas da elaboração de um roteiro cinematográfico de ficção partindo das ideias trazidas pelos próprios participantes, o que permitirá trabalhar com os diferentes estilos de escrita de cada um. A intenção é provocar a criatividade individual e dar um ponto de partida para que os participantes tenham em mãos todas as ferramentas necessárias para desenvolver suas histórias.

A oficina vai ser ministrada por Giuliana Monteiro, roteirista e diretora de filmes formada em Multimeios pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Ela cursou mestrado em roteiro e direção de filmes na faculdade de Nova Iorque.

Seu último projeto de curta-metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo”, teve estreia no 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no festival Internacional de Viña del Mar.

Atualmente, Giuliana trabalha em seu primeiro projeto de longa-metragem, “Estrada para Livramento”, que recebeu o prêmio Spike Lee Fund para desenvolvimento em 2015. Giuliana também está em finalização de seu primeiro projeto de longa documental, “Bento”.

Acontece: As inscrições para a oficina podem ser feitas de 20 a 28 de agosto pelo telefone (19) 3408-4825, pelo e-mail mac@americana.sp.gov.br ou pessoalmente no MAC Americana, que fica CCL (Centro de Cultura e Lazer), à Avenida Brasil, 1293, Jardim São Paulo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora