20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cinema

‘Entre Facas e Desejos’ será exibido no Cine Biblioteca

Suspense é quase um raio x político dos EUA e abre o mês de exibições no projeto que ocorre na Biblioteca de Americana

Por Luciano Assis

04 de março de 2020, às 07h57 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h14

Apesar do roteiro de “Entre Facas e Desejos” ter sido escrito antes do início da era Donald Trump, nos EUA, o bem-humorados suspense é quase um raio x político de um país, cuja parte da população se voltou contra latinos e outros estrangeiros nos últimos ano.

O longa-metragem, dirigido por Rian Johnson (“Star Wars: O Último Jedi”) abre as exibições do Cine Biblioteca do mês de março, sendo exibido nesta quarta-feira a partir das 14 horas, em sessão gratuita na Biblioteca Municipal de Americana.

Na história, uma enfermeira (Ana de Armas) é a última pessoa a ver o escritor e editor Harlan Thrombey (Christopher Plummer). Filha de imigrante ilegal, ela cuidava do milionário.

Foto: Divulgação
Nomes de peso estão entre os trunfos do filme americano

A jovem passa a ser a principal suspeita de ter assassinado o milionário, quando os filhos descobrem que Thrombey deixou grande parte de sua fortuna para ela.

No filme não fica muito claro de que país veio a enfermeira, e isso faz parte da estratégia do roteiro em mostrar o desprezo da família pela jovem tratada como filha pelo milionário escritor morto.

“Não importa de onde Marta é, mas o fato de não saberem fala muito sobre aquela família egoísta, privilegiada e que se acha no direito de ter tudo. É muito bom representar as boas qualidades dos latinos”, declarou a atriz cubana Ana de Armas, ao jornal Folha de S. Paulo, em 2017, época em que o longa foi lançado no Brasil.

Quem matou. Apesar do tom político, “Entre Facas e Desejos” não deixa de ser um filme clássico de detetive, na linha que leva o expectador a ficar tentando deduzir “quem matou a vítima” até o final do longa-metragem.

Rian Johnson chegou a declarar em algumas entrevistas que se inspirou em obras dos anos 1970 e, em especial, no clássico moderno “Assassinato em Gosford Park” (2001), de Robert Altman.

No elenco, ainda estão Michael Shannon, Jamie Lee Curtis, Don Johnson, Chris Evans e Daniel Craig, vivendo o detetive que investiga o caso. Todos circulam em volta da fortuna deixada pelo homem que construiu um império editorial.

ACONTECE

A exibição de “Entre Facas e Segredos” acontece nesta quarta-feira, às 14h. A sessão é gratuita. Praça Comendador Müller, 172, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3461-9157.

Publicidade