Filme português exibido no CCL traz busca pelas próprias raízes africanas

Filme “Djon África” será exibido nesta segunda-feira dentro do projeto realizado pela Sectur e o Museu da Imagem e do Som


Foto: Divulgação
Produções que integram o projeto Ponto MIS terão como tema a diversidade da cultura afro

O projeto Ponto MIS, com apresentações gratuitas de filmes no MAC (Museu de Arte Contemporânea), recebe nesta segunda-feira o longa-metragem português “Djon África”, às 19h30. A produção integra a mostra “Identidade negra”, que acontece durante todo o mês de novembro.

O filme, dirigido pelo casal Filipa Reis e João Miller Guerra, conta a história de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África. Filho de um cabo-verdiano que nunca conheceu, ele resolve ir à procura do pai, e nesta jornada, cheia de desvios e encontros, busca suas origens. Mas sempre é lembrado de que segue um estrangeiro seja onde for, numa espécie de metáfora das dificuldades enfrentadas pelo povo africano.

“Dependendo do enfoque e do tratamento escolhido, a jornada de Miguel poderia ser uma parábola edificante, um melodrama familiar, um road movie pitoresco. Mas ‘Djon África’ não é nada disso, embora tenha um pouco de todas essas coisas. Sua narrativa solta, bamboleante, aberta ao acaso, parece mimetizar a disposição do próprio personagem, que apesar de ter um objetivo (encontrar o pai) parece se deixar levar pela vida e pelos acidentes de percurso”, ressalta o crítico de cinema José Geraldo Couto, em texto para o site do MIS-SP.

Consciência negra. Os filmes que compõem a mostra recuperam e reforçam a identidade negra por meio de suas origens, resistências e conflitos históricos em uma sociedade que o racismo ainda significa amarras econômicas, sociais e políticas. O projeto Pontos MIS é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Americana e a Secretaria Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Acontece. A sessão do filme ‘Djon África’ acontece às 19h30 e é gratuita. O MAC fica nas dependências do CCL. Avenida Brasil, 1293, Jardim São Paulo. Mais informações pelo telefone (19) 3408-4800.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora