17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tecelã

Documentário sobre a história de Americana estreia no Lulu Benencase

Documentário "Americana Conta Sua História: Em Fatos e Prosa" terá sua segunda parte lançada e exibida de graça nesta quinta, no Teatro Municipal

Por Rodrigo Pereira

21 de agosto de 2019, às 08h09 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h15

Seis anos após o lançamento da primeira parte, o documentário “Americana Conta Sua História: Em Fatos e Prosa” ganha uma sequência nesta quinta-feira, a uma semana da cidade completar 144 anos de fundação. O lançamento vai ocorrer a partir das 19h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados a 800 lugares.

Seguindo a mesma linha narrativa da primeira edição, lançada em 2013, o longa-metragem aborda alguns dos principais acontecimentos ocorridos na cidade, desde o tempo em que a ferrovia era o principal meio de transporte até os acontecimentos que marcaram o principal clube local, a inauguração do Teatro Municipal e a época de escola, além de outros causos pitorescos.

Foto: Divulgação
Documentário reúne relatos sobre fatos marcantes da cidade

“O bloco principal são as escolas antigas. Também vamos contar a história do porquê da Princesa Tecelã, a concepção da Matriz, a Basílica, a Fidam (Feira Industrial de Americana), Rio Branco, não só futebol como a sede social, e tem a queda do palco do Teatro Municipal”, enumera o produtor-executivo, Franco Amarante Iatarola.

Entre as unidades de ensino citadas nos relatos do filme estão a antiga escola de Carioba, Escola Presidente Kennedy, Escola Heitor Penteado, Educandário Divino Salvador, Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente e Colégio Vocacional.

“O próprio nome diz: fatos e prosas. Então, a gente deixa o próprio personagem contar as histórias dele. Não é 100% linear, mas tentamos seguir um padrão”, explica Franco.

Entre os entrevistados mais conhecidos no documentário estão o atual prefeito Omar Najar; Beto Lahr e Pé Meneghel, do CCA (Clube de Cavaleiros de Americana), realizadores da Festa do Peão; o decorador Airton Sgobin; Celso Luchiari, proprietário da transportadora TA; Dora Benencase, filha do ator, apresentador e músico Lulu Benencase; Orestes Camargo Neves; e Marcos Cavichiolli, diretor geral da rede de Supermercados São Vicente.

Além disso, são recuperados arquivos como fotos, vídeos e matérias e jornais. “Temos um Facebook do documentário e, desde o começo e organicamente, muita gente foi mandando fotos antigas. Quem acompanhou e assistiu se empolgou e começou a compartilhar fotos”, acrescenta o produtor.
Nesta segunda parte, a edição finalizada tem uma hora e meia, e novas continuidades não descartadas. Produzido pela Gil Prodduções, o documentário tem direção de Carlos Sant’Anna e roteiro de Erico Gomes.

Apoiado pelo ProAC, governo estadual e Prefeitura de Americana, o projeto é patrocinado pela Papirus, Sanfarma, Rede de Supermercados São Vicente, Transportadora TA e MaisDoce.

ACONTECE

O documentário “Americana Conta Sua História: Em Fatos e Prosa” será exibido nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol). A entrada é gratuita, mas limitada a 800 ingressos, que já estão disponíveis para retirada na bilheteria do espaço.

Publicidade