28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cinema

‘Coringa’ encerra exibições do Cine Biblioteca do especial do Oscar

Última sessão de fevereiro do projeto exibe nesta quarta-feira, gratuitamente, o filme que deu a Joaquin Phoenix o Oscar de Melhor Ator

Por Luciano Assis

18 de fevereiro de 2020, às 09h27 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h14

Nesta quarta-feira, o projeto Cine Biblioteca exibe gratuitamente o filme “Coringa”. Será a última sessão do mês de fevereiro, todo dedicado aos longas-metragens que concorreram ao Oscar 2020. A exibição ocorre na Biblioteca Municipal de Americana, no Centro da cidade, a partir das 14h.

Se tinha um prêmio certo na última cerimônia do Oscar, acontecida no dia 9 de fevereiro, era o de Melhor Ator. Joaquin Phoenix conquistou tudo o que concorreu em 2019 ao encarnar uma versão mais humana do vilão Coringa, um dos arqui-inimigos do Batman. Maior concorrente da noite ao disputar 11 estatuetas, o longa de Todd Phillips ainda levou o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original.

Foto: Divulgação
Última sessão de fevereiro do projeto exibe “Coringa”, filme ganhador de dois Oscars

Na história, o diretor acompanha a deterioração emocional e mental do jovem problemático Arthur Fleck até sua transformação do palhaço Coringa. “O roteiro escrito por Scott Silver e o próprio diretor traz um verdadeiro achado, ao estabelecer um subtexto político em torno da transformação de Arthur Fleck no Coringa”, frisa o crítico Francisco Russo, do site Adoro Cinema.

O professor Gabriel Zacarias, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), apontou em resenha para a revista Cult, a forte influência do cinema norte-americano dos anos 1970 na obra.

“Inteiramente centrado na construção de um protagonista social e psicologicamente desajustado que tende em direção à violência, o filme de Todd Phillips carrega fortes marcas dos filmes iniciais de Martin Scorsese. A escolha de Robert De Niro para interpretar o apresentador televisivo Murray Franklin cumpre aqui uma função de citação”.

“Coringa” se tornou o primeiro filme não infantil a bater US$ 1 bilhão em bilheteria, em dezembro do ano passado. No entanto, as filas da semana passada nas sessões do Cine Biblioteca, quando foi exibido o longa sul-coreano “Parasita”, vencedor da estatueta de Melhor Filme do Oscar 2020, não devem se repetir nesta quarta-feira.

“Diferente de ‘Parasita’, o ‘Coringa’ foi exibido comercialmente aqui na região e muita gente teve a oportunidade de ver ainda no final do ano passado”, comenta Leonardo Luciano, orientador cultural da Biblioteca Municipal de Americana. Mesmo assim, a sessão deve estar lotada, como foi praxe neste mês de sessões especiais do projeto.

ACONTECE: A Sessão de “Coringa” acontece nesta quarta-feira, às 14h. A entrada é gratuita > Praça Comendador Müller, 172, Centro. Informações no (19) 3461-9157.

Publicidade