18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cinema

Animação infantil encerra sessões de férias do Cine Biblioteca

Filme “Abominável”, produzido pela DreamWorks, mostra a jornada de uma jovem para levar um yeti de volta para casa

Por Danilo Reenlsober

29 de janeiro de 2020, às 07h53 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h14

Para encerrar a programação de férias do Cine Biblioteca, a Biblioteca Municipal de Americana exibe nesta quarta-feira a animação “Abominável”, filme produzido pelos estúdios DreamWorks – os mesmos responsáveis dos sucessos “Como Treinar o Seu Dragão”, “Kung Fu Panda” e “Shrek”. A exibição do longa acontece às 14h e tem entrada gratuita.

O filme se passa na cidade de Xangai, na China. Yi é uma adolescente que, certo dia, descobre um yeti (também conhecido como Abominável Homem das Neves, monstro mitológico que supostamente vive na região dos Himalaias) morando no telhado do prédio em que ela mora. A partir disso, ela e seus colegas passam a chamar a criatura mística de “Everest” e, ao criarem laços com o animal, decidem levá-lo até sua família nas montanhas.

Foto: Divulgação
Apesar de não ter alcançado o sucesso esperado nos EUA, animação teve boas críticas e se tornou fenômeno da China

Porém, os três amigos terão que conseguir despistar o ganancioso Burnish e a zoóloga Dra. Zara, que querem pegar o yeti a qualquer custo. Na versão original, o filme conta com Chloe Bennet (“Agentes da SHIELD”) e Sarah Paulson (“American Horror Story”) no elenco de dublagem.

Lançado em setembro de 2009 nos cinemas brasileiros, “Abominável” arrecadou uma bilheteria tímida ao redor do mundo, levando em conta os padrões hollywoodianos. A animação custou cerca de US$ 75 milhões para os cofres da DreamWorks e fez aproximadamente US$ 177 milhões nos cinemas. Fora os Estados Unidos, a China foi o país no qual a animação foi melhor recebida pelo público, que lotou os cinemas para ver a história.

Política

Durante o período de exibição, o filme chegou a ser retirado dos cinemas no Vietnã por causa de uma cena na qual um mapa mostra a “linha de nove raias”, uma área que consta em mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre trechos do Mar do Sul da China. Entre eles estão porções amplas que o Vietnã considera como sua plataforma continental.

Acontece: O filme “Abominável” será exibido nesta quarta-feira, a partir das 14h. A entrada é gratuita. A Biblioteca Municipal de Americana fica na Praça Comendador Muller, Centro. Mais informações pelo telefone (019) 3461.9157

Publicidade