19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cinema

Animação da Unicamp sobre Física estreia ainda este ano

Curta-metragem fala sobre Física de Partículas e está em fase final de finalização

Por Da Redação

16 de setembro de 2019, às 08h05 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h15

O Instituto de Física da Unicamp e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas fizeram uma parceria para lançar o curta-metragem de animação “Quarcks e Léptons”, sobre Física de Partículas. A expectativa é de que ele seja lançado ainda neste ano e o teaser já está disponível no site oficial.

Foto: Divulgação
Cena divulgada do curta “Quarcks e Léptons”, que deve ser lançado ainda neste ano

O curta é resultado do projeto Anima Física, encabeçado pelo co-diretor do núcleo, cineasta e animador Maurício Squarisi, junto de um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto, que pretendem fazer uma série de curta-metragens relacionados à área do conhecimento.

O Anima Física pretende funcionar como uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e principalmente para jovens estudantes. “Quacks e Léptons” está em fase final de finalização e deve ser distribuído entre alunos, professores e o público em geral.

A elaboração do roteiro artístico foi acompanhada de perto pelos físicos do projeto, para que os conceitos, nomenclaturas e informações técnicas fossem precisos. A equipe conta também com a participação de um grupo de alunos de licenciatura em Física, que está desenvolvendo outros materiais de apoio, como textos e vídeos.

O curta conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. O conteúdo das partículas deve ser inserido de um jeito sutil. A técnica utilizada envolve desenho animado em papel.

Foto: Divulgação
A história do curta fala sobre uma menina que que faz uma aposta com o pai para ir ao show da sua banda favorita

Anima física: Física de partículas sob o olhar da animação

Produção de um curta-metragem em animação para divulgação científica ligada ao Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, do Instituto de Física GlebWataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp

  • Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo
  • Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres
  • Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

  • Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)
  • Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

www.animafisica.com.br

https://www.facebook.com/animafisica/

https://www.instagram.com/animafisica/

https://twitter.com/animafisica

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade