29 de março de 2024 Atualizado 09:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Documentários

Cinco documentários sobre o mundo dos negócios

Quer empreender? Confira dicas de filmes que permitem conhecer cases de sucesso ou fracasso

Por Isabella Holouka

05 de agosto de 2020, às 08h58

Ensinamentos aprendidos em documentários podem ser um diferencial na hora de empreender. Os filmes permitem conhecer cases e histórias de sucesso ou fracasso com leveza e descontração, e costumam mostrar a importância da inovação – seja na ideia do negócio, no produto ou no marketing. Por isso separamos filmes que contam fatos interessantes sobre a trajetória de empreendedores, desde empresários bilionários até empreendedores brasileiros, que sugerem maneiras para a reinvenção.

Burts Buzz – Foto: Divulgação

Burt’s Buzz
O documentário lança um olhar íntimo sobre o mundo de Burt Shavitz,
co-fundador e ícone por trás da Burt’s Bees – empresa americana de produtos para cuidados pessoais presente no mundo todo. Explorando
sua vida fascinante e única, o filme expõe a colisão entre valores comerciais e pessoais e faz um retrato de Burt, apontado como inovador. 
Onde assistir: Amazon Prime Video ou Youtube

Vai que Dá: a cara das startups brasileiras
Esta série documental mostra a história de sete empreendedores brasileiros com negócios voltados para a área da tecnologia. Acompanhando a trajetória destes empresários, que buscam transformar suas startups em negócios rentáveis e de impacto positivo na sociedade, o documentário oferece uma luz sobre temas essenciais para quem quer iniciar nessa jornada.
Onde assistir: YouTube

Richard Branson: O Rei da Virgin
O filme mostra a história do fundador do grupo Virgin, o empresário Richard Branson, que conquistou inclusive o título de Cavaleiro da nobreza britânica, apresentando ensinamentos sobre inovação, gestão de marca e empreendedorismo. O grupo é um conjunto de empresas ligadas aos mais diversos setores, presente num vasto número de países em todos os continentes.
Onde assistir: Amazon Prime Video

Fyre Festival: fiasco no Caribe
Este documentário vai ensinar a como não empreender, contando toda a história da tentativa de inovação desastrosa do empresário Billy McFarland, em 2017. Com pacotes que custavam até US$ 100 mil, o festival prometia dias de muita música, diversão e luxo. Porém, o evento foi um fiasco, não conseguiu ser realizado e o que era para ser um festival para milionários em um paraíso virou um pesadelo.
Onde assistir: Netflix

Jiro Dreams of Sushi
O filme acompanha o chef Jiro Ono, com 85 anos, e seu pequeno e super exclusivo restaurante em Tóquio. Vemos a relação entre Jiro e Yoshikazu, seu filho — que começa a assumir os negócios enquanto seu pai tem a preocupação de criar o sushi perfeito. É uma sugestão para quem se interessa por negócios familiares e por maneiras interessantes da inovação conversar com a tradição.
Onde assistir: Netflix

Publicidade