29 de setembro de 2020 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Documentários

Cinco documentários sobre o mundo dos negócios

Quer empreender? Confira dicas de filmes que permitem conhecer cases de sucesso ou fracasso

Por Isabella Holouka

05 ago 2020 às 08:58

Ensinamentos aprendidos em documentários podem ser um diferencial na hora de empreender. Os filmes permitem conhecer cases e histórias de sucesso ou fracasso com leveza e descontração, e costumam mostrar a importância da inovação – seja na ideia do negócio, no produto ou no marketing. Por isso separamos filmes que contam fatos interessantes sobre a trajetória de empreendedores, desde empresários bilionários até empreendedores brasileiros, que sugerem maneiras para a reinvenção.

Burts Buzz – Foto: Divulgação

Burt’s Buzz
O documentário lança um olhar íntimo sobre o mundo de Burt Shavitz,
co-fundador e ícone por trás da Burt’s Bees – empresa americana de produtos para cuidados pessoais presente no mundo todo. Explorando
sua vida fascinante e única, o filme expõe a colisão entre valores comerciais e pessoais e faz um retrato de Burt, apontado como inovador. 
Onde assistir: Amazon Prime Video ou Youtube

Vai que Dá: a cara das startups brasileiras
Esta série documental mostra a história de sete empreendedores brasileiros com negócios voltados para a área da tecnologia. Acompanhando a trajetória destes empresários, que buscam transformar suas startups em negócios rentáveis e de impacto positivo na sociedade, o documentário oferece uma luz sobre temas essenciais para quem quer iniciar nessa jornada.
Onde assistir: YouTube

Richard Branson: O Rei da Virgin
O filme mostra a história do fundador do grupo Virgin, o empresário Richard Branson, que conquistou inclusive o título de Cavaleiro da nobreza britânica, apresentando ensinamentos sobre inovação, gestão de marca e empreendedorismo. O grupo é um conjunto de empresas ligadas aos mais diversos setores, presente num vasto número de países em todos os continentes.
Onde assistir: Amazon Prime Video

Fyre Festival: fiasco no Caribe
Este documentário vai ensinar a como não empreender, contando toda a história da tentativa de inovação desastrosa do empresário Billy McFarland, em 2017. Com pacotes que custavam até US$ 100 mil, o festival prometia dias de muita música, diversão e luxo. Porém, o evento foi um fiasco, não conseguiu ser realizado e o que era para ser um festival para milionários em um paraíso virou um pesadelo.
Onde assistir: Netflix

Jiro Dreams of Sushi
O filme acompanha o chef Jiro Ono, com 85 anos, e seu pequeno e super exclusivo restaurante em Tóquio. Vemos a relação entre Jiro e Yoshikazu, seu filho — que começa a assumir os negócios enquanto seu pai tem a preocupação de criar o sushi perfeito. É uma sugestão para quem se interessa por negócios familiares e por maneiras interessantes da inovação conversar com a tradição.
Onde assistir: Netflix

Publicidade