06 de agosto de 2020 Atualizado 08:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Cultura

Cinco discos para curtir com os filhos em casa

Canções contribuem para o desenvolvimento infantil e despertam a criatividade

Por Isabella Holouka

12 jul 2020 às 09:19

A música é capaz de transformar momentos simples e cotidianos em memórias muito especiais, que podem durar uma vida inteira. Além disso, há canções que contribuem para o desenvolvimento infantil, despertam a criatividade e a curiosidade, e podem embalar brincadeiras, atividades, danças ou conversas entre pais e filhos. Pensando nisso, separamos cinco sugestões que prometem envolver toda a família e podem ser encontradas nas plataformas de streaming ou até mesmo no YouTube.

Coleção MPBaby – Clube da Esquina (2008)
Clássicos como ‘Paisagem da Janela’, ‘Cravo e Canela’, ‘Clube da Esquina 2’ e ‘Trem Azul’ ganharam arranjos instrumentais ao piano, com a homenagem do multiinstrumentista, arranjador e compositor André Mehmari ao grupo mineiro formado por Lô e Marcio Borges, Milton Nascimento e Fernando Brant na década de 70.

Uma dica de passatempo é acompanhar com as letras em mãos, cantando e ensinando as crianças. Além disso, após conhecer essas novas versões, também vale a pena apresentar as canções originais.

Plunct! Plact! Zum (1983)
O disco tem origem em um premiado programa infantil especial da Rede Globo, com trilha sonora composta por nomes como Raul Seixas, Sérgio Sá, Nelson Motta, Lulu Santos e Guilherme Arantes. Destacam-se também as intérpretes Fafá de Belém e Maria Bethânia.

Plunct! Plact! Zum (1983) – Foto: Divulgação

Os Saltimbancos (1977)
O musical italiano adaptado por Chico Buarque é uma obra compartilhada entre diferentes gerações e conta a história de um grupo de animais que decide se rebelar contra o destino. O musical é até hoje uma referência infantil no teatro brasileiro, com musicalidade e texto inteligente, alegre, intuitivo e combativo.

Pequeno Cidadão
A banda fundada por Arnaldo Antunes, Taciana Barros, Edgard Scandurra, Antonio Pinto e por seus filhos em 2008 lançou três álbuns de estúdio, um DVD e quatro livros. O gênero do trabalho é definido nas mídias oficiais como “música psicodélica para crianças” ou “pop-rock”. As canções retratam o universo infantil, com alegrias, dúvidas, bichos, desafios, tristezas, cidadania, amor e esportes. Também abordam os primeiros problemas existenciais do ser humano.

Trilha Sonora Rá Tim Bum (1989)
A trilha sonora de um dos programas infantis de maior sucesso na televisão brasileira traz canções que se relacionam com os personagens, como ‘Celeste’ e ‘Caipora’, e outras mais educativas, como ‘Lavar as mãos’ e ‘Que som é esse?’, além da icônica abertura do programa. Também é bacana aprender com a música ‘Como se faz disco’. Estão por trás das canções Arnaldo Antunes, André Abujamra e Hélio Ziskind.