16 de janeiro de 2021 Atualizado 08:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Fotos

Confira cinco dicas de fotografia para você poder praticar em casa

Um clique planejado e a busca por referências e poses podem envolver até mesmo toda a família

Por Isabella Holouka

21 jun 2020 às 08:17 • Última atualização 21 jun 2020 às 10:23

A fotografia é uma arte que tem potencial para estimular a criatividade, melhorar a autoestima e envolver toda a família para o registro do momento atípico que estamos vivendo por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Eu acredito que a fotografia contribui muito para que as pessoas possam passar bem por esse momento”, defende o docente Wilson Amoroso, do Senac Americana.

O aparelho é um aliado para quem quer treinar ângulos e iluminação – Foto: Adobe Stock

O professor selecionou cinco dicas para quem deseja aprender ou aperfeiçoar em casa a arte de fotografar. “É possível envolver a família inteira, com fotos divertidas ou brincadeiras com técnicas fotográficas”, comenta.

1- Invista no ‘clique planejado’
“Por mais clichê que pareça, a fotografia é um retrato da alma. O clique planejado precisa de uma ‘vibe boa’ e de um engajamento total das pessoas envolvidas. Dedique um tempo para isso, explicando o quanto aquilo é importante”.

2- Busque referências
“Hoje temos um universo de referências na web, com diversos fotógrafos, não necessariamente famosos. Quando você se identifica com o tipo de fotografia que ele faz, pode fazer algo parecido, semelhante, inspirado”.

3- Brinque com a edição
“Estamos falando de fotografia digital, que permite uma quantidade grande de fotografias e a manipulação delas do jeito que você quiser. Tente encontrar aplicativos que sejam intuitivos para uma edição mínima na foto, com correções em termos de iluminação, sombra ou cores”.

4- Experimente com o que tem em casa
“Fotografe algo de cima para baixo, de baixo para cima, coloque algo em primeiro plano, um objeto, uma textura, brinque um pouco com a luz, com a sombra, com a cor. O importante é ser criativo com o que você tem, luz, poses, objetos, cena, vestuário, maquiagem, atividades. Já que você se dedicou a fazer uma foto planejada, por que não ousar e brincar com esses elementos?”.

5- Comece com o celular mesmo
“Faça o que você puder dentro das suas possibilidades, mas faça esse momento ser divertido e agradável. Você vai ver uma importância muito grande, de aprendizado, de entretenimento e relacionamento. A fotografia acaba sendo apenas um produto final de algo muito mais interessante”.

Podcast Além da Capa
O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade