24 de abril de 2024 Atualizado 07:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

'Novo Mundo'

Chalaça marcou a virada na carreira de Romulo Estrela

Romulo assinou contrato fixo com a Globo e emplacou dois protagonistas em sequência na emissora

Por TV Press

29 de junho de 2020, às 16h56

O trabalho em “Novo Mundo” tem uma importância inegável para Romulo Estrela em sua trajetória. Apesar de vir mantendo uma constância frequente no vídeo, foi a partir do leal Chalaça que o ator de 36 anos viu seu destaque na televisão crescer intensamente.

Tanto é que, logo após ganhar repercussão no enredo de Thereza Falcão e Alessandro Marson, Romulo assinou contrato fixo com a Globo e emplacou dois protagonistas em sequência na emissora nas tramas de “Deus Salve o Rei” e “Bom Sucesso”.

Romulo Estrela está cotado para integrar o elenco da sequência da trama de “Verdades Secretas”, novo original Globoplay – Foto: Divulgação / TV Globo

“Fiquei muito feliz com a notícia da reprise da novela. O Chalaça veio em um momento importante da minha carreira, me ajudou a amadurecer cenicamente. Tive muitos encontros artísticos importantes. Conheci muita gente nova bacana e estreitei laços com amizades antigas. Está sendo bom rever o projeto com calma e em casa”, valoriza.

Na história das seis, Chalaça é o secretário fiel e amigo pessoal de Dom Pedro I, papel de Caio Castro. Mas, ao longo dos capítulos, a amizade é abalada pelas inúmeras armações de Thomas e Domitila, interpretados por Gabriel Braga Nunes e Agatha Moreira. Com isso, o príncipe passa a acreditar que o amigo é, na verdade, um traidor da coroa.

“Lembro que escolhi, junto com a direção da novela, assumir um sotaque português para o personagem e isso foi desafiador pra mim na ocasião. Confesso que o início da novela foi bastante difícil por conta do sotaque. Só fui relaxar um pouco depois que passamos da metade da obra. Tive muito apoio e suporte dos diretores, principalmente do diretor artístico Vinícius Coimbra, que sempre acreditou no meu trabalho”, explica.

PANDEMIA
Recém-saído do elenco de “Bom Sucesso”, que terminou no final de janeiro, Romulo estava aproveitando as férias do vídeo, após viver o protagonista Marcos na produção das sete. Porém, ele viu seu período de descanso ser atropelado pelo isolamento social em virtude do avanço da pandemia do novo coronavírus.

Para encarar a quarentena de forma menos impactante, Rômulo reconstruiu seu dia a dia em casa. “A gente buscou adaptar completamente a rotina. Criar uma nova rotina foi o que me deu tranquilidade para seguir encarando a quarentena. Isso ajudou muito nesse momento”, afirma.

Preocupação com o mercado artístico

Apesar da felicidade de rever um importante trabalho novamente no ar, Romulo não esconde a preocupação com os rumos do mercado artístico após a pandemia.

Sem poder reunir aglomerações em locais fechados, espetáculos de teatro, por exemplo, não têm uma data de retorno à normalidade por enquanto. As próprias gravações de produções audiovisuais terão de se adequar aos novos protocolos de higiene e segurança.

“Fico preocupado com colegas de trabalho que estão desassistidos, sem contrato e dependem do dia a dia. O mercado audiovisual é gigantesco. Acho que vamos ter de encontrar novos modelos e ferramentas para interagir com o público. O audiovisual já vinha sofrendo diversas modificações, mas a pandemia ajudou a acelerar esse processo. Em algum momento, com toda a segurança devida, vamos retomar os projetos. A arte é essencial e ajuda a educar a sociedade. Não há como negar”, defende.

De olhos abertos

Ver-se no vídeo pode ser algo torturante para muitos profissionais. Porém, para Romulo Estrela, acompanhar ou rever seus projetos na tevê é uma espécie de exercício artístico. O ator tem o hábito de revisitar suas cenas e analisar profundamente seu trabalho.

“Gosto de fazer uma autocrítica. Funciono assim e venho fazendo isso há muito tempo. Depois que a gente começa a trabalhar com obra aberta na tevê, é bom ter o conhecimento da trama como um todo. Sempre há algo para modificar ou ver se as escolhas artísticas estão corretas”, afirma.

Apesar de se encontrar confortável com seu trabalho no vídeo, Romulo confessa que já tentou outras formas de analisar seu desempenho. Mas não foram adiante.

“Já tentei não ver, mas não deu certo. Gosto também de saber a opinião das pessoas que estão a minha volta, como minha esposa, meus pais, colegas de cena… Gosto de conversar sobre o meu trabalho e trocar ideias”, aponta.

Instantâneas

  • Em “Deus Salve o Rei”, o ator foi escalado inicialmente para interpretar Thiago. Mas assumiu o papel do protagonista Afonso após a saída de Renato Góes do elenco.
  • Romulo também pode ser visto na segunda temporada da série “Ilha de Ferro”, no Globoplay.
  • Romulo é casado com a empresária Nilma Quariguasi. Os dois são pais do pequeno Theo, de 4 anos.

Publicidade