17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Salve-se quem puder

Vitória Strada vibra com leveza cômica de Kyra

Depois de assumir papéis de protagonistas dramáticas e densas em 'Tempo de Amar' e 'Espelho da Vida', atriz mergulha sem pudor no universo da comédia

Por TV Press

07 de fevereiro de 2020, às 15h27

Se tem uma função que Vitória Strada já sabe como funciona é a de ser uma mocinha de novela. Porém, em “Salve-se Quem Puder”, trama das 19h da Globo, a porto-alegrense de 23 anos assume: vive uma experiência completamente distante de todas que experimentou nos folhetins em seus dois primeiros trabalhos.

Depois de assumir papéis de protagonistas mais dramáticas e densas em “Tempo de Amar” e “Espelho da Vida”, exibidas em 2017 e em 2018, respectivamente, na faixa das 18 horas da emissora, a atriz agora mergulha sem pudores no universo da comédia. “Eu virei a Kyra. E precisava muito desse momento.

Quando fiquei sabendo que teria esse humor, nossa, que bom! Nunca tinha feito e queria demais”, entrega ela, que interpretou a batalhadora Maria Vitória de “Tempo de Amar” e a corajosa Cris Valência de “Espelho da Vida”.

Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias
Vitória Strada

Por outro lado, Vitória confessa que, de início, chegou a ter receio de não dar certo na pele de uma mocinha de comédia romântica. Uma sensação, porém, que não demorou a desaparecer. Bastou começar a ler o texto escrito pelo autor Daniel Ortiz para se livrar dela.

“O humor está ali, só preciso acreditar que aquilo é de verdade. Não tenho de inventar uma comédia que, talvez, nem soubesse como fazer”, analisa.

PROTEÇÃO A TESTEMUNHAS

Em “Salve-se Quem Puder”, Kyra era uma decoradora promissora e com uma vida confortável. Mas, depois de presenciar um assassinato no México, enfrentar a passagem de um furacão por Cancún e ser dada como morta pela polícia de propósito, ela entrou em um programa de proteção a testemunhas.

Agora, sob o nome de Cleyde, ela precisa se readaptar a uma realidade completamente diferente. Situação que favorece uma atuação ainda mais engraçada. “A Kyra não sabe ser atriz. Então, para ela, a comédia aparece de cara. Na hora de contar uma história mentindo, já é difícil. Ela é a que mais se entrega”, avisa Vitória.

Na pele de Cleyde, Vitória precisa gravar cenas em companhias inusitadas: uma galinha e dois ratos. E garante: tem até medo de que outros bichos ainda podem aparecer no estúdio, em seu caminho durante os trabalhos em “Salve-se Quem Puder”.

“Me perguntaram se tenho medo de aranha. Não entendi”, conta, aos risos. Esperta, aproveitou essa característica da melhor maneira que poderia. No fim das contas, as sequências com os animais também se revelaram boas possibilidades para a atriz se aventurar ainda mais na comédia.

“A galinha é uma personagem dentro da história. E o único momento em que a Kyra gosta dela é quando ela olha e fala ‘Filipa, você está grávida? Eu também quero ser mãe’”, diverte-se.

Furacão de emoções

Vitória Strada não hesita ao mencionar o que mais a empolgou nos primeiros dias de gravações de “Salve-se Quem Puder”: a passagem do furacão por Cancún. Acostumada a ver superproduções de Hollywood retratarem fenômenos da natureza desse porte, a atriz admite: não acreditava que, um dia, vivenciasse isso em uma novela.

“Quando você lê aquela palavrinha escrita ali, ‘furacão’, são dois meses gravando. A gente tem de imaginar tudo: que estamos voando, caindo, um monte de coisas! Era uma piscina onde só tinha uma árvore em volta e alguém coloca vento, o outro coloca chuva”, enumera.

Outro detalhe fez a diferença para Vitória quando ela foi escolhida para interpretar Kyra. Se antes ela estava habituada a encarar o posto de protagonista sozinha, agora tem duas colegas dividindo a responsabilidade.

Afinal, Juliana Paiva vive Luna/Fiona, enquanto Debora Secco dá vida a Alexia/Josimara. “Somos três mulheres muito diferentes, fazendo personagens totalmente distintas. E cada uma se encontrou em um momento muito especial”, elogia.

Aliás, atuar alguns tons acima tem sido terapêutico até. “Eu precisava soltar o freio. Sempre fui racional demais, muito certinha. Estudei em colégio de freira e, depois, em colégio militar, bem regrado. Tinha de deixar vir esse lado mais brincalhão, que não fica calculando tudo”, afirma.

Instantâneas

# A estreia de Vitória Strada na televisão se deu na série “Werner e os Mortos”, do Canal Brasil, em 2017.
# Em 2014, Vitória foi eleita Miss Ilha da Pintada e tirou o segundo lugar no concurso Miss Mundo Brasil 2014, que seleciona a candidata do Brasil em busca do título de Miss Mundo
# Em 2015, Vitória foi aprovada no curso de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicidade