24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Novela

‘Salve-se Quem Puder’ estreia nesta segunda-feira

Substituta de “Bom Sucesso” na faixa das 19h da Globo, novela aposta em humor, romance, aventura e muitos efeitos especiais

Por TV Press

25 de janeiro de 2020, às 08h42

Substituta de “Bom Sucesso” na faixa das 19h, “Salve-se Quem Puder” chega com ares de superprodução de Hollywood. Mas, no fundo, aposta na mesma essência romântica e aventureira que, volta e meia, marca o horário na Globo.

E é exatamente por isso que o furacão que devastará o México na primeira semana de novela se torna quase uma metáfora entre os personagens centrais da trama. Afinal, todos enfrentarão uma mudança radical em suas rotinas. “Existe no sentido real da palavra, mas também no figurado.

Foto: Divulgação / TV Globo
Kyra (Vitória Strada), Luna (Juliana Paiva) e Alexia (Deborah Secco), as protagonistas de “Salve-se Quem Puder”

Quem nunca passou por um momento de transformação que não era planejado e que teve de ser encarado, mesmo assim? Acho que é disso também que estamos falando”, analisa Juliana Paiva, que interpreta a batalhadora Luna na trama.

A história começa mesmo em Cancún, onde Luna nasceu e dá expediente como camareira em um resort. A jovem estuda Fisioterapia e cuida do pai, que sofreu um acidente e está em uma cadeira de rodas. Uma promoção no trabalho, no entanto, pode mudar a realidade de sua família.

Em meio a essa expectativa, ela conhece as brasileiras Kyra e Alexia, papéis de Vitória Strada e Deborah Secco. A dupla se estranha de cara, mas a vida acaba tornando-as muito mais próximas do que se poderia imaginar.

“Elas testemunham um crime e são inseridas em um programa de proteção. Como esse furacão causa um estrago enorme na cidade, a polícia aproveita para dar elas como mortas e, assim, protegê-las de qualquer tentativa de assassinato da organização criminosa que quer eliminá-las”, adianta o autor Daniel Ortiz.

Luna não é a única que está prestes a realizar um sonho. Kyra vai ao México para acertar os detalhes do casamento com o noivo Rafael, interpretado por Bruno Ferrari. Já Alexia sonha há anos com a carreira de atriz e se prepara para gravar uma novela, com uma personagem de destaque. Porém, quando são declaradas vítimas fatais do furacão, tudo isso se perde por tempo indeterminado.

TRANSFORMAÇÃO

Já no fim da primeira semana de “Salve-se Quem Puder”, Alexia vira Josimara, Luna assume o nome de Fiona e Kyra se torna Cleyde. Não apenas novas identidades, mas também um padrão de vida bem diferente surge para o trio. Elas são enviadas a uma cidade do interior de São Paulo, a fictícia Judas do Norte, onde são acolhidas por Zezinho e sua mãe, Ermelinda, vividos por João Baldasserini e Grace Gianoukas.

Zezinho se interessa por Josimara, mas a ex-Alexia se encanta justamente por Renzo, papel de Rafael Cardoso, o sobrinho da mafiosa Dominique, interpretada por Guilhermina Guinle.

A sensação da perda da liberdade é um incômodo que elas não conseguem superar. E, aí, começa mais uma etapa na proposta aventureira de “Salve-se Quem Puder”, com a fuga das três para São Paulo. Lá, elas decidem criar formas de se manterem informadas sobre a própria família. Assim, Kyra, agora Cleyde, se torna babá dos filhos de um primo de Alexia, Alan, papel de Thiago Fragoso.

E Alexia, rebatizada como Jocimara, arruma um emprego na empresa do noivo de Kyra, para vigiá-lo e impedir que Renatinha, uma ex-namorada dele, possa ter chances com o mais novo solteiro de São Paulo.

Luna não precisa que ninguém a ajude, já que a única pessoa que ela tem no Brasil é a mãe, Helena, vivida por Flávia Alessandra. Agora uma rica empresária, ela abandonou a filha no México quando partiu para os Estados Unidos.

“A Helena não sabe como é essa filha. Então, não é preciso que a Luna se disfarce demais como Fiona para começar essa nova vida no Brasil. E é justamente no núcleo da família da mãe que ela se infiltra”, argumenta Juliana Paiva.

Quem é quem

Núcleo de Alexia

Alexia (Deborah Secco) é uma atriz exuberante e desbocada, que chama a atenção por onde passa. Filha de Graziela (Debora Oliveri), irmã da invejosa Petra (Bruna Guerin) e neta de Ignácio (Otávio Augusto), mantém uma relação de muita cumplicidade com o avô.

Foto: Divulgação / TV Globo
Alan (Thiago Fragoso) é pai de três filhos adotivos

Quando está prestes a realizar o sonho de estrear na tevê, com um papel de destaque numa novela, conhece Renzo (Rafael Cardoso) em Cancún e, junto com Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva), vira testemunha de um crime no momento em que a cidade está prestes a ser atingida por um furacão. A mãe de Alexia é uma ex-modelo que teve a carreira interrompida quando engravidou de Alexia e que tem uma clara preferência por Petra.

Esta é apaixonada pelo primo Alan (Thiago Fragoso) e investe no rapaz desde que ele ficou viúvo. Alan é pai de três filhos adotivos: Tarantino (Daniel Rangel), Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal).

Núcleo de Kyra

Kyra (Vitória Strada) é uma decoradora romântica e um tanto atrapalhada, que está próxima de realizar o grande sonho de sua vida: se casar com toda a pompa com o empresário Rafael (Bruno Ferrari). Filha de Agnes (Carolina Kasting) e irmã mais velha de Bia (Valentina Bulc) e Junior (Igor Cosso).

Foto: Divulgação / TV Globo
Kyra (Vitória Strada) é uma decoradora romântica e um tanto atrapalhada

A caçula Bia tinha tudo para ser uma ginasta promissora, mas foi obrigada a abandonar o esporte por problemas de saúde. Ao retomar os treinos, escondida da família, se apaixona por Tarantino (Daniel Rangel), atleta da equipe. Há ainda Renatinha (Juliana Alves), a secretária executiva e ex-namorada de Rafael.

Núcleo de Luna

Luna (Juliana Paiva) está se formando em Fisioterapia e é funcionária de um resort em Cancún. Mexicana, é filha de brasileiros. Criada pelo pai, Mário (Murilo Rosa), foi abandonada pela mãe, Helena (Flávia Alessandra), que desapareceu quando a filha ainda era criança. O maior sonho de Luna é reencontrar a mãe no Brasil.

Para isso, conta com a ajuda de seu ex-namorado, o apaixonado Juan (José Condessa). Em meio ao pânico durante o furacão, Luna conhece Téo (Felipe Simas), que a resgata de ser afogada. Mário começa a história em uma cadeira de rodas, se recuperando de um grave acidente de carro. Helena é madrasta de Téo e Micaela (Sabrina Petraglia) e casada com Hugo (Leopoldo Pacheco).

Família Prazeiroso

Zezinho (João Baldasserini) e Ermelinda (Grace Gianoukas) vivem em um sítio em Judas do Norte, no interior de São Paulo. Ex-peão de rodeios, ele é meio rude e turrão, mas tem um bom coração. Os dois são a família protetora que acolhe as protagonistas no Programa de Proteção à Testemunha. Mas Zezinho se apaixona por Alexia/Josimara (Deborah Secco) e será disputado por Bel (Dandara Mariana).

Publicidade