19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Record

Francisca Queiroz viverá a polêmica Semiramis

Atriz viverá uma personagem dissimulada e manipuladora que vive com o filho Ninrode, papel de Pablo Morais, numa relação quase incestuosa

Por TV Press

16 de fevereiro de 2020, às 08h40 • Última atualização em 16 de fevereiro de 2020, às 09h27

Francisca Queiroz, depois de quatro anos afastada da tevê, já grava suas cenas como um dos personagens mais polêmicos de “Gênesis”, próxima novela bíblica da Record. Na história, ela interpreta Semiramis, uma personagem dissimulada e manipuladora que vive com o filho Ninrode, papel de Pablo Morais, numa relação quase incestuosa.

Na verdade, há a expectativa que algumas cenas sugiram algo nesse sentido. “Não podemos esquecer que a moral era outra. Mas, se olharmos pela perspectiva de hoje, é uma história terrível. Qual é o normal para uma mãe ou um pai sentir ciúmes dos filhos? Semiramis, primeiro, perde o controle do filho. E, depois, o seu próprio controle”, adianta Francisca, cujo último trabalho em novelas foi em “Os Dez Mandamentos”, em 2016.

Foto: Divulgação
Os quatro anos de “jejum” de televisão de Francisca Queiroz estão próximos do fim

A chance de voltar à tevê veio de um convite da emissora. E Francisca garante: esse é o tipo de trabalho que qualquer atriz gostaria de fazer. “Semiramis sofre e faz sofrer. Ela é movida por amor e pela ambição. Sim, é contraditória em sua conduta. Mas essa complexidade foi o que me instigou a aceitar o papel”, conta.

TRAMA

Na novela, Semiramis quer que o filho conquiste o poder. Porém, ela se corrompe e planeja, ela mesma, governar. “Esse amor pelo filho ultrapassa a normalidade, borrando as fronteiras do certo e errado”, analisa a atriz.

Para construir a personagem, Francisca decidiu utilizar, principalmente, todo o material que já existe sobre Semiramis, como os documentários que foram produzidos. Mas outras referências também entraram nesse estudo.

“Como a série ‘Bates Motel’ e um amigo da adolescência, que tinha uma mãe que não gostava de nenhuma amiga dele. Penso bastante nela. Alguns amigos me relataram sobre um enorme ciúme das mães com as namoradas deles. Vejo um pouco de Semiramis em todas elas”, explica.

Longe da tevê

Os quase quatro anos longe das novelas foram por um bom motivo. Francisca Queiroz engravidou de seu filho caçula, Vicente, em 2017. Então, optou por se dedicar inteiramente à família – ela é mãe de três crianças – e à vida acadêmica.

“Passei um tempo em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estudei roteiro. Foi um momento maravilhoso na nossa vida familiar”, lembra. Hoje, o filho mais novo já está quase completando dois anos. “Senti que estava na hora de voltar a trabalhar”, assume.

Francisca também divide seu tempo com o curso de Letras. Não tem interesse em fazer disso um trabalho, mas aposta que esse conhecimento ajudará bastante suas composições.

“Viver com sensibilidade agrega no trabalho de atriz. Pude estar em contato com textos que já conhecia, mas por outra perspectiva. Abre o leque”, aponta. Para 2020, há ainda o plano de voltar ao teatro. “Comprei os direitos da peça ‘Boa Noite, Mãe’, para montar no segundo semestre. E tem outras coisas que ainda estou desenhando”, desconversa.

Publicidade