25 de abril de 2024 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Série

‘Desalma’ é a aposta sobrenatural da Globoplay

Gravada no Sul do Brasil, a série de Carlos Manga Jr. visa diversificar catálogo da Globoplay; primeiro episódio será exibido em março

Por TV Press

06 de fevereiro de 2020, às 15h52

A Globo está cada vez mais aberta a novas ideias. E a “culpada” pela produção de séries de diferentes gêneros é a Globoplay, plataforma de “streaming” da emissora lançada em 2015. Nos últimos anos, o aplicativo deixou de ser apenas uma segunda janela de visualização da emissora para investir alto em conteúdo original e exclusivo que, dependendo da repercussão online, pode chegar a ser exibido na tevê aberta.

Para dar conta de novas ideias, a empresa se abriu para talentos de fora de seus estúdios e é nesse movimento que entra a figura do diretor Carlos Manga Jr. Filho do saudoso Carlos Manga, ele até chegou a trabalhar para a emissora nos anos 1990 mas, longe da sombra paterna, fez carreira na direção de peças publicitárias.

Foto: Divulgação
Cássia Kis vive na série a enigmática bruxa Haia, uma das protagonistas da história

Mente por trás de séries como a policial “Se Eu Fechar Os Olhos Agora” e o “thriller” ecológico “Aruanas”, Manga Jr. quer ousar ainda mais. Atualmente, o diretor trabalha na finalização de “Desalma”, drama sobrenatural que tem previsão de estreia na Globoplay para o início de 2020.

“A teledramaturgia no Brasil está muito centrada nos folhetins, séries de comédias e dramas históricos. Acho que a gente pode ir além, experimentar gêneros e ir encontrando uma linguagem própria”, conceitua o diretor.

Em 10 episódios, a série marca a estreia da romancista Ana Paula Maia na tevê. Assim que leu “Desalma”, Manga Jr. se empolgou com uma possível adaptação e, sem grandes pretensões, resolveu propor um projeto de série para a Globo.

Foto: Divulgação
Maria Ribeiro vive Giovana, uma forasteira que chega a Brígida para tentar entender o suicídio de seu marido

Dividida em duas épocas, a trama é ambientada na fictícia cidade de Brígida, colônia ucraniana localizada no Rio Grande do Sul. Em 1988, o desaparecimento da jovem Halyna, personagem de Anna Melo, choca a população da região e acaba retirando do calendário cultural da cidade a tradicional festa de Ivana Kupala – evento de origem pagã realizado para divindades ligadas à fertilidade.

“Li o roteiro e fiquei realmente hipnotizada. Não é uma história de terror cheia de sustos e soluções fáceis. Existe um forte drama humano forte que percorre o caminho do sobrenatural”, destaca Cássia Kis, que vive na série a enigmática Haia.

Passados 30 anos do desaparecimento, a população se prepara para trazer a festa de volta, mas acontecimentos estranhos passam a assustar a comunidade.

Foto: Divulgação
Ignes, personagem de Cláudia Abreu, acredita que sua casa está sendo assombrada e seu filho dominado por forças ocultas

Às vésperas da noite mais escura do ano, a floresta parece atrair os ingênuos para seu interior frio, de árvores altas, onde eventos sem explicações lógicas passam a acontecer de forma mais frequente. Haia até hoje não se conforma com o desaparecimento de sua única filha Halyna e vê relação entre os mistérios do passado e presente.

A mãe recebe o conforto e a ajuda de Ignes, de Claudia Abreu, melhor amiga da jovem desaparecida, e de Giovana, de Maria Ribeiro, uma forasteira que chega a Brígida para tentar entender o suicídio de seu marido. “Essas três mulheres têm suas vidas abaladas por sucessivas tragédias. Existe um apoio mútuo, mas cada uma delas também guarda seus segredos”, entrega Cláudia.

Locais de gravações

Em pleno inverno, as gravações iniciais de “Desalma” aconteceram entre os últimos meses de junho e julho de 2019 e passearam por locações nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram 36 locações para as gravações, sendo 16 deles em uma mesma propriedade de 300 mil m², localizada na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.

Foto: Divulgação
O desaparecimento da jovem Halyna, personagem de Anna Melo, choca a população da região

O local serviu de cenário para as grandes cenas de floresta, penhascos, lagos e ruínas, que ajudaram a intensificar o clima sinistro que as sequências exigiam. Com nomes desconhecidos do grande público no elenco, como Camila Botelho, Nathalia Falcão, Giovanni De Lorenzi, Isabel Teixeira, Lucas Lentini, a ideia da direção foi investir em novas faces para acentuar a impressão de “estranheza” das cenas.

“Foi um processo intenso de testes para chegar a um elenco talentoso e disposto a embarcar nessa aventura”, conta o diretor.

Fatos estranhos nos bastidores?

Os bastidores de “Desalma” já guardam ao menos uma história intrigante para contar. Quase no final das gravações, durante a madrugada, um chalé em que uma parte da equipe de produção da série estava hospedada pegou fogo. O local foi rapidamente evacuado e o membro da técnica Wesley Silva, da empresa terceirizada Drone Service, se machucou ao sair do chalé, sendo socorrido imediatamente e levado para a Santa Casa São Francisco de Paula, onde foi atendido e passou por uma bateria de exames.

No dia seguinte, equipe e elenco voaram de volta para o Rio de Janeiro, onde a série ainda teve locações adicionais. “O acidente não atrapalhou o bom andamento das gravações. As externas já tinham sido captadas. Tomamos as devidas providências para garantir o bem-estar de toda a equipe, como já é comum na Globo”, explica Silvio de Abreu, Diretor de Teledramaturgia da emissora.

Publicidade