24 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carnaval 2020

Blocos de Carnaval em Americana e S. Bárbara já se mobilizam

Foliões já se preparam para garantir a diversão nos dias de folia neste ano, quer será no final do mês de fevereiro

Por Valéria Barreira

10 de janeiro de 2020, às 07h45

Se depender dos blocos de rua, a diversão está garantida no Carnaval 2020. Em Americana e Santa Bárbara d´Oeste, eles já se mobilizam para fazer a alegria dos foliões de todas as idades, tocando muita marchinha, samba-enredo e axé. Sem verba do poder público, eles têm em comum a vontade de fazer a festa acontecer e assim colaborar para manter viva a tradição.

O Bloco das Bárbaras é o maior deles. Será o seu quinto ano consecutivo pelas ruas de Santa Bárbara. Ele surgiu de uma iniciativa descompromissada idealizada por um grupo de amigos. No primeiro ano, cerca de 50 pessoas aderiram à ideia. No ano passado, foram 4 mil e para 2020 a expectativa é reunir 5 mil foliões.

Foto: Gabriel Pigatto / Divulgação
Desfile de foliões em Santa Bárbara d’ Oeste no ano passado; montagem de blocos vira tendência na região

Uma das idealizadoras e organizadoras, Vivian Helena Ignácio, informa que o bloco sairá na segunda-feira de Carnaval e se estrutura para acolher de forma cada vez melhor o seu público. Pela primeira vez desde que foi criado, o bloco terá uma banda puxando os foliões. “Como cresceu e tomou essa proporção, estamos nos estruturando para melhorar a cada ano”.

Para isso, o bloco promove eventos para fazer caixa, além de correr atrás de patrocínio para também ajudar a bancar os custos. Ao som de marchinhas e axé dos anos 1990, a ideia é manter sua proposta de “carnaval livre”, onde todos os foliões são bem-vindos e não precisam pagar para participar. “É só chegar e se divertir”.

Ainda em Santa Bárbara, os blocos Traquitana e do Durva também voltam às ruas neste ano. Segundo Renan Incerpi Porfirio, um dos organizadores dos blocos, mais uma vez eles sairão acompanhados pelo trio elétrico tocando samba-enredo e marchinhas. No ano passado, perto de mil pessoas saíram nos dois blocos. “Reunimos desde crianças de colo até pessoas da terceira idade”, comenta Renan.

Ele informa que 90% dos custos dos dois blocos são bancados pelos próprios organizadores, que também buscam patrocínio para cobrir as despesas. Para 2020, uma das novidades será o uso de abadás pelos foliões do Traquitanas. O percurso ainda não foi fechado, mas o desfile deve acabar mais uma vez na Praça Central de Santa Bárbara.

Americana

Em Americana, dois blocos estão se mobilizando para sair às ruas durante os festejos de momo. O Bloco do Coreto já confirmou que sairá pelo segundo ano consecutivo e desta vez esticando a sua participação em número de dias e locais. Ele fez sua estreia em 2019, reunindo foliões na praça Vinicius de Moraes, no bairro Antonio Zanaga, na segunda-feira de Carnaval.

Em 2020, sairá todos os cinco dias de festa e circulará por praças (de preferência as que contenham coreto) de outros bairros do município. Além disso, prepara mais uma novidade. Segundo Anderson Rodrigues, agitador cultural e um dos idealizadores do grupo, o bloco terá uma bateria para animar ainda mais os foliões. Os ensaios começam nos próximos dias.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Com a crise que levou prefeituras a cortarem investimentos no Carnaval nos últimos anos, montagem de Blocos virou tendência

Anderson informa que o grupo surgiu de uma iniciativa de amigos. São cerca de 20 pessoas mobilizadas para colocar o bloco na rua. “A gente se organiza, faz vaquinhas, corre atrás de apoiadores. Tudo para não deixar essa tradição acabar”.

LGBTQ

Celebrando a diversidade, o Bloco Klozy, que também fez sua estreia em 2019, também pode voltar às ruas em 2020. Com a temática LGBTQ+, o bloco reuniu perto de mil foliões no ano passado. Mesmo sob chuva, eles lotaram a Rua Joaquim Luis de Matos, no Centro.

Segundo Lami Ale, da produtora Chatyada, responsável pelo bloco, os organizadores trabalham para viabilizá-lo novamente em 2020 e ainda maior do que no ano passado.

“Estamos tentando viabilizar através de festas e com ajuda de apoiadores. Também estamos buscando patrocínio. Além de festejar o Carnaval, o Klozy também celebra o nosso orgulho. O ano passado foi muito legal e nesse ano vamos tentar fazer ainda melhor”.

Prefeituras começam a planejar ações

A Prefeitura de Santa Bárbara é a única da região que já tem definido o Carnaval de 2020. Segundo informações da Secretaria de Cultura, a cidade planeja a 3ª edição do Carnaval DuzEnta, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, na Praça Central.

Em Americana, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que na próxima segunda-feira, dia 13, será realizada uma reunião para definir a viabilidade e possível cronograma do carnaval na cidade.

As prefeituras de Sumaré e Hortolândia informaram que ainda não definiram a programação e a de Nova Odessa já descartou a realização do Carnaval, informando que o município não promoverá eventos neste ano. Em Santa Bárbara, a Prefeitura abriu inscrições para os blocos interessados em participar do “Carnaval DuzEnta”, no site oficial do município (santabarbara.sp.gov.br).

O carnaval barbarense busca o resgate das tradições carnavalescas, promovendo a folia por meio da reprodução das marchinhas em conjunto com as manifestações populares. A primeira edição foi há três anos, como parte das comemorações pelo bicentenário do município.

Publicidade