Biblioteca de Santa Bárbara recebe novo clube literário

Novo espaço voltado à literatura realiza a primeira edição no dia 9 de abril, com a clássica obra “A Revolução dos Bichos”


A formação de um público cativo fez com que a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciasse a criação de um clube literário na Nova Biblioteca Municipal. O primeiro encontro vai ocorrer no dia 9 de abril, a partir das 18h30, com a discussão do clássico “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. A participação é gratuita.

Foto: Divulgação - Prefeitura de S. Bárbara
Bom exemplo O grande número de frequentadores inspirou criação do Clube de Leitura em Santa Bárbara

“Nós temos leitores que são bastante assíduos, estão aqui toda semana, pega livro e volta. Então, a ideia surgiu disso, de estar formando um clube onde as pessoas gostariam de estar falando sobre o livro que leu, fazendo críticas, comentários”, explica a bibliotecária Roseli Tassi.

“A Revolução dos Bichos” é uma fábula satírica do escritor inglês George Orwell, publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e apontada pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e tecer críticas a sistemas ditatoriais e absolutistas.

“A gente acabou optando por esse livro por ser um livro que já ganhou prêmio, por ser muito usado em escolas, e a gente sabe que tem alguns clubes do livro que já utilizaram esse título também. A biblioteca tem mais exemplares dele também e a gente está disponibilizando esses exemplares, tanto na Biblioteca Central quanto na Biblioteca Léo Sallum”, explica a bibliotecária.

A ideia é que as reuniões ocorram mensalmente. A escolha das próximas obras vai ser aberta aos participantes do clube. “No primeiro encontro vamos entrar num consenso para ver qual será os próximos títulos. Os próprios integrantes do clube é que vão escolher os títulos”, explica Roseli.

O LIBERAL quer saber sua opinião sobre o nosso portal. Acesse o questionário online e nos ajude a melhorar. CLIQUE AQUI PARA RESPONDER A PESQUISA.

CRESCIMENTO. O número de clubes literários da região tem aumentado nos últimos meses. Em Americana, o projeto “Leia Mulheres”, presente em 116 cidades brasileiras, ganhou um clube literário em dezembro de 2018, com mediação das psicólogas Renata Diane e Juliana Praxedes. Os encontros ocorrem mensalmente, no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), e abordam obras de escritoras.

Também em Americana, a Avalon Revistaria, Comic e Anime Store deu início em fevereiro à primeira edição de seu clube. Além de incentivar a leitura, a intenção é apresentar diferentes títulos de mangás e HQs para os participantes.

Acontece. O primeiro encontro do Círculo do Livro está marcado para dia 9 de abril, às 18h30, na nova Biblioteca Maria Aparecida de Almeida Nogueira, localizada no Complexo do Novo Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales, no Centro. Não é necessária inscrição prévia e a participação é gratuita.

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora