28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Televisão

‘Auto Posto’ estreia no Comedy Central

Com múltiplas referências nacionais e internacionais, a comédia “Auto Posto” estreia nesta terça-feira

Por TV Press

08 de junho de 2020, às 22h54

O universo da comédia é composto de inúmeras referências. Por isso mesmo, quando começou a moldar a estética de “Auto Posto”, nova série do Comedy Central, o diretor e criador Marcelo Botta não se fez de rogado e reuniu referências de grandes produções do humor para construir cada episódio da produção que estreia terça, dia 9.

Ao longo da pesquisa, Botta mergulhou nas estéticas de “Chaves”, “A Grande Família”, “Orange is the New Black”, “The Office”, “Seinfeld” e “Friends”.

Auto Posto estreia nesta terça-feira – Foto: Divulgação

“Acho que ‘Auto Posto’ mistura tantas linguagens improváveis que, se eu listar todas as referências, vão achar que somos loucos. Por exemplo, o lance de ter nos personagens a grande força cômica da série acredito que vem muito de ‘Chaves’ e ‘A Grande Família’, mas o fato de ter um número de personagens muito maior (quase 30) e se passar quase tudo num lugar só vem um pouco de ‘Orange is the New Black’. Não é uma ‘sitcom’, mas, com certeza, também tiramos algumas lições preciosas de construção de roteiro da ‘sitcom’, seja de ‘Seinfeld’, ‘Friends’, ‘Um Maluco no Pedaço’ ou ‘Eu a Patroa e as Crianças’”, explica Botta.

A série conta a história de Nelson, papel de Walter Breda. Ex-cantor brega de relativo sucesso no passado, ele é dono de um típico posto de gasolina em uma cidade brasileira. O enredo é desenvolvido através da conturbada relação entre Nelson e os frentistas, lavadores, caixas, segurança, borracheiro.

O sossego de Nelson acaba quando a inauguração de um posto ultramoderno do outro lado da avenida coloca o velho posto à beira da falência.

“O Nelson é um típico personagem brasileiro e vive dando nó em pingo d’água, ludibriando os funcionários. A série brinca de uma maneira jocosa com essa relação do Nelson com os funcionários. Ele tem muito amor por aquilo que faz e é honesto dentro da desonestidade dele. É um personagem muito engraçado”, defende.

Para viver um ex-cantor brega, Breda buscou referências e inspirações em nomes conhecidos do gênero, como Odair José e Reginaldo Rossi. “O Reginaldo foi meu parceiro de televisão em Pernambuco. Esse traço da música brasileira é muito rico e muito bom”, ressalta.

Além de Breda, o elenco conta com nomes, como Neusa Borges, Paulo Tiefenthaler, Micheli Machado, Robson Nunes e Nill Marcondes. Para Robson Nunes, que vive o segurança Augusto, o personagem lembra o icônico Capitão Nascimento, policial do Bope interpretado por Wagner Moura no longa “Tropa de Elite”. “É um segurança pulso firme. O Capitão Nascimento foi minha primeira inspiração”, afirma Robson.

GRAVAÇÕES
A série “Auto Posto” foi gravada na cidade de Paraibuna, em São Paulo. A população da cidade, inclusive, participou direta e indiretamente dos trabalhos ao longo das semanas. “Foram meses de muito trabalho e muita cooperação entre a cidade e a série. Não vemos a hora de voltar para filmar uma segunda temporada lá”, torce.

Desde a criação do argumento, Botta queria ir em busca da locação de um posto que aparentasse ter cerca de 50 anos. “No fim, encontramos um posto com mais de 70. E em funcionamento! Com a arquitetura perfeita. Os espaços cênicos que a história precisava”, conta o diretor.

Publicidade