your pharmacy card critza.com promo code for walgreens" />your pharmacy card critza.com promo code for walgreens" />As músicas mais tocadas em 2015 – O Liberal

As músicas mais tocadas em 2015

Enquanto "Lean On", de Major Lazer, é a preferida na internet, "Escreve Aí" ocupa o topo das paradas das rádios brasileiras
your pharmacy card critza.com promo code for walgreens


O Spotify, uma das plataformas streaming (audição online, sem a necessidade do download) mais populares do mundo, divulgou no começo desse mês quais foram as faixas mais executadas ao longo de 2015 no Brasil. “Lean On (feat MO & DJ Snake)”, do Major Lazer, ocupou o primeiro lugar do ranking; seguido de “Sugar”, do Maroon 5; “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran; “Uptown Funk”, de Mark Ronson; e “Blame”, de Calvin Harris.

Já o pódio das rádios brasileiras, segundo a lista publicada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) no fim do último mês de novembro, é completamente diferente. Em quatro das cinco regiões do País, “Escreve Aí”, gravada por Luan Santana, ocupa a primeira posição entre as dez mais tocadas. Foi somente na região Norte que o primeiro lugar ficou para “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran. No Sudeste, esta é a faixa do segundo lugar, que vem seguida de “Love Me Like You Do”, de Ellie Golding; “Sugar”, do Maroon 5; e “Uptown Funk”, de Mark Ronson.

Os resultados são parecidos, mas os públicos continuam diferentes. O radialista e DJ Willian Turtera, da rádio VOCÊ (AM 580) e da 94,7 FM, ambas do Grupo Liberal de Comunicação, observa que mesmo com algumas faixas em comum, na AM, o público é mais fiel aos radialistas, o que também ocorre na FM, mas onde o repertório é baseado em faixas comerciais. E na internet, o público é mais alternativo. “O público da AM gosta da conversa, daquela brincadeira”, observa Turtera.

Na FM, as emissoras dividem-se muito pelos gêneros, então os ouvintes já vão direto nas estações de seu gosto. Algumas priorizam o pop, outras o rock, sertanejo, pagode, e a MPB (música popular brasileira) contemporânea, como na 94,7 FM. Já o público da internet é naturalmente mais versátil e difícil de catalogar.

Aliás, essa diversificação é o novo alvo de quem trabalhou com música em 2015. “As transformações impostas pelo digital se espalharam por quase todas as áreas do conhecimento humano e a música foi a primeira e principal área a se modificar com a ascensão do computador e da internet na rotina das pessoas. O ecossistema do mercado musical, que envolvia rádios, gravadora, imprensa e lojas de disco, foi atingido de tal forma e com tamanho impacto que abalou completamente suas estruturas, servindo de modelo para outros universos de produção cultural”, comenta o jornalista Alexandre Matias, responsável pelo curso “O Ecossistema da Música em 2015”, dado criado pela revista Cult, de São Paulo.

Na plataforma streaming Spotify
1º Lean On (feat. MØ & DJ Snake), Major Lazer
2º Sugar, Maroon 5
3º Thinking Out Loud, Ed Sheeran
4º Uptown Funk, Mark Ronson
5º Blame, Calvin Harris

Nas rádios do Sudeste, segundo o Ecad
1º Escreve Aí, Luan Santana
2º Thinking Out Loud, Ed Sheeran
3º Love Me Like You Do, Ellie Golding
4º Sugar, Maroon 5
5º Uptown Funk, Mark Ronson

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora