20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

De graça!

Unicamp recebe exposição com 16 tipos de areias do Planeta

Instituto de Geociências traz amostras de areias de lugares como a Islândia, Barbados, Egito, Japão e Antártida

Por Maíra Torres

23 de outubro de 2019, às 10h27 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 09h51

A exposição “Areias do Mundo”, organizada pelo IG (Instituto de Geociências) da Unicamp, traz para Campinas amostras de areias de 16 pontos diferentes do mundo, como Islândia, Barbados, Egito, Japão e Antártida. A exposição é gratuita e pode ser visitada até o dia 13 de novembro.

Do Brasil, há amostras dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, e de Ilha Bela, em São Paulo. Além das areias, há uma maquete da costa do Estado de São Paulo, com amostras de areias dos litorais Sul e Norte, além do relevo da Serra do Mar.

Foto: Unicamp
Exposição mostra que a areia de Okinawa tem carapaças em forma de estrela

Gratuita e aberta ao público no salão do IG, é possível verificar que as areias não são iguais. A amostra de Okinawa, no Japão, por exemplo, é formada por carapaças de organismos que se acumulam nas praias quando morrem. A da Islândia revela pedaços de rochas vulcânicas. Já a do Cairo, no Egito, é formada por fragmentos de rochas calcárias, mesmo tipo das utilizadas na construção das pirâmides.

Além de visual, a exposição é sensorial e com interação através de QR Codes, que levam o visitante ao ponto exato no mapa onde a areia foi coletada. Dessa forma, é possível “visitar” o local de origem de cada amostra.

A exposição foi concebida inicialmente em 2017 e já ficou hospedada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e no Instituto de Geociências (IGc-USP).

Na Unicamp, ficará aberta ao público até 13 de dezembro de 2019. No primeiro semestre de 2020 a exposição será montada no Parque no Ibirapuera.

Foto: Unicamp
Espaço da exposição na Unicamp

Escolas e grupos podem agendar visitas para terem mediadores que expliquem cada ponto da exposição e desenvolvam atividades didáticas adicionais. Nesse caso, há necessidade de fazer inscrição no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

O Instituto de Geociências da Unicamp fica na Rua Carlos Gomes, 250, no campus de Campinas.

Publicidade