‘Sepulturas Que Falam’ abre inscrição para a 4ª edição

Visita guiada por historiadores aos mais famosos túmulos de Americana vai ter nova edição no próximo dia 18 de maio


Após ter as vagas esgotadas em poucas horas nas três primeiras edições, o “Sepulturas Que Falam”, roteiro guiado por túmulos de pessoas de destaque em Americana, abriu inscrições para uma nova data, no dia 18 de maio, das 8h às 10h. As inscrições para o novo roteiro podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/2Ly5Mda.

O custo é pelo ticket cultura. O grupo sugere um valor de R$ 10 como contribuição por pessoa, mas quem decide é o participante.

Foto: Divulgação
Grupo em visita ao Cemitério da Saudade, em Americana, no início neste ano

O projeto é realizado no Cemitério da Saudade pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba e também envolve leituras artísticas e das esculturas e monumentos encontrados nesses lugares, além da comparação dos túmulos de personalidades com os de pessoas comuns. A intenção é discutir aspectos sociais, culturais, artísticos e políticos da cidade.

“Na 2ª e 3ª edições as vagas foram preenchidas em menos de duas horas. O público é bem diversificado, desde crianças que vão com os pais até idosos. As profissões também são diversas, como professores e funcionários públicos”, conta o historiador Jefferson Luis Rodrigues Bocardi, membro do grupo.

No roteiro estão túmulos de pessoas como Basílio Bueno Rangel e Capitão Inácio Corrêa Pacheco, além de ex-prefeitos, revolucionários, imigrantes, professores de destaque no município e famílias tradicionais, como os Rheder e os Müller.

“O feedback no final tem sido muito bom, as pessoas relatam que percebem a história e também o cemitério com uma nova ótica. A frase que mais escutamos é ‘nunca mais terei o mesmo olhar para cemitério’. Durante o roteiro a interação é constante com perguntas e comentários”, explica
o organizador.

O dinheiro arrecadado pelo grupo será revertido para a continuidade dos trabalhos de pesquisa dos Historiadores Independentes de Carioba.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora