Salão do Humor de Piracicaba abre as portas

Mostra que chega a sua 46ª define os premiados neste sábado; na competição, estão artistas da região, tanto na categoria adulto quando infantil


Com 449 trabalhos escolhidos, de 217 artistas de 35 países, o 46º Salão Internacional do Humor de Piracicaba realiza neste sábado a cerimônia de abertura e premiação, a partir das 19h, no Engenho Central. Um dos maiores eventos do gênero, a mostra traz no acervo selecionado obras de artistas da região.

Foto: Reprodução / Asier Sanz Nieto
Caricatura recebida, de autoria de Asier Sanz Nieto, da Espanha

Neste ano, foram recebidos 2.781 trabalhos de 499 artistas de 48 países. Segundo o CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), entre obras digitais e analógicas (originais), foram inscritas 499 caricaturas, 683 cartuns, 501 charges, 287 tiras, 24 esculturas e 787 inscritos em categorias especiais da exposição.

“Mais uma vez, recebemos trabalhos de grande qualidade, produzidos por artistas de diferentes partes do mundo. Em sua 46ª edição, nosso Salão de Humor continuará cumprindo o seu papel, que é o de fazer rir e de também provocar a reflexão da sociedade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba, Rosângela Camolese.

“Os membros do júri ficam atentos à originalidade das ideias, à criatividade dos artistas e à exploração dos recursos gráficos e da linguagem do humor presentes em cada obra. A estes fatores, somam-se, ainda, a qualidade da mensagem e o potencial de gerar riso”, afirma Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu (Centro Nacional do Humor Gráfico).

Dentre os artistas da região na competição, estão Aldo da Silva Barbosa, o Aldinho, de Nova Odessa; Edmilson Avancine, de Americana; e Alexsander Souza e Robinson Jose da Silva, ambos de Sumaré.

No Salãozinho do Humor, 24 crianças e jovens da RPT (Região do Polo Têxtil) estão concorrendo. Já no Salãozinho de Humor, que ocorre paralelamente, são 24 participantes da RPT (Região do Polo Têxtil), entre eles dois alunos de Aldinho: Ayran da Silva Roque e Maria Eduarda Rigoni Macedo.

Acontece:

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba realiza a abertura e premiação a partir das 19h deste sábado, no Engenho Central (Avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende). A entrada é gratuita.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora