28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

De Piracicaba

Quatro artistas da região são selecionados para Salão de Humor

Conhecidos caricaturistas, escultores e grafiteiro voltam a participar da competição que acontece em agosto

Por Rodrigo Pereira

17 de julho de 2019, às 07h50 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Artistas da região que já participaram e até venceram na competição do Salão de Humor de Piracicaba voltam a compor a lista do evento, que terá sua 46ª edição realizada entre o dia 10 de agosto e 27 de outubro. Integram a lista Aldo da Silva Barbosa, o Aldinho, de Nova Odessa; Edmilson Avancine, de Americana; e Alexsander Souza e Robinson José da Silva, ambos de Sumaré. 

Apesar de ser sua segunda vez entre os que vão expor, Aldinho conta que ficou surpreso ao ver seu nome entre 449 trabalhos escolhidos, pertencentes a 217 artistas de 35 países. No total, o Salão recebeu 2.781 obras inscritas, de 499 artistas. 

Foto: Divulgação
Aldinho foi um dos artistas selecionados para a mostra, que é uma das maiores do gênero no mundo

Grafiteiro, caricaturista e retratista, o artista plástico é funcionário concursado da Prefeitura de Nova Odessa há 14 anos e cultiva sua grande paixão nas horas vagas. 

“Foi uma surpresa para mim estar na lista. Acabei participando de última hora, graças à insistência de um amigo, que foi à minha casa no último dia do prazo de inscrições e me convenceu a inscrever três caricaturas”, conta Aldo da Silva Barbosa, se referindo ao amigo artista Robinson José da Silva, também selecionado para a exposição, que ocorrerá no Armazém 14 do Engenho Central, em Piracicaba.

Robinson traz mais experiência. Venceu o Salão em 2010 e 2014 e tem caricaturas em diferentes pontos do mundo, como uma caricatura de Madre Teresa de Calcutá, em Miami (Estados Unidos) e uma pintura de Mahatma Gandhi, que hoje está com o neto do religioso.

“Entrei com quatro trabalhos [deste ano]. Dois são desenhos e duas são esculturas. Trabalho com várias vertentes e não só com humor. Trabalho com escultura 3D e reutilização de material que cai na natureza e as pessoas não usam”, explica Robinson, que mantém em mistério quais são os trabalhos enviados. “É considerado o maior Salão do Mundo, seria chato divulgar o trabalho antes”, justifica.

Por outro lado, Aldinho revela que inscreveu três caricaturas, inspiradas no guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix, no apresentador Fausto Silva e no cartunista Ziraldo. Desses, dois foram selecionados, mas o júri não informa quais antes da mostra. 

Já Duarte conta que enviou três caricaturas: de Whoopi Goldberg em sua personagem no filme “Mudança de Hábito”, do rock star Lemmy Kilmister, e da atriz Laura Cardoso. “Só no dia da abertura que vou saber qual entrou”, observa ele, que venceu recentemente o Salão do Humor Internacional em Americana e o Salão de Humor de Mogi Guaçu.

Publicidade