Palácio dos Bandeirantes expõe obra de Tarsila

Visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, na sede do palácio, na capital


Uma das principais obras de Tarsila do Amaral está em exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. A tela “Operários”, pintada em 1933, depois que a pintora voltou de uma temporada na antiga União Soviética, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.

Foto: Reprodução
Pintura retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, com o surgimento da classe operádia

Para visitar a obra, é necessário chegar com antecedência para fazer o cadastro, já que o passeio é monitorado e acontece a cada hora. O palácio fica na Avenida Morumbi, 4500, no bairro Morumbi, na capital.

Características da pintura

Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.

A obra foi pintada no ano de 1933, depois que Tarsila, paulista de Capivari, voltou de uma temporada na antiga União Soviética, em que chegou a trabalhar como proletária após perder seu patrimônio com a Grande Depressão.

“Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora