29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Arte

Loja na Avenida Paulista ganha pintura de Americana

Trabalho foi produzido em parede de 15 por 12 metros pelo artista Francis França Duarte, admirador da obra do italiano Leonardo da Vinci

Por Rodrigo Pereira

08 de setembro de 2019, às 07h51 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Uma grande pintura da vista aérea de Americana tem chamado a atenção de quem desce pela Avenida Paulista, em Americana. A arte foi pintada pelo paranaense Francis França Duarte em uma parede de 15 por 12 metros da empresa Mega Lubri. 

O trabalho foi encomendado pelo dono da empresa, Vinicius André da Silva, que havia se surpreendido com a qualidade dos trabalhos dos artistas nas fachadas de outras lojas. “Eu tinha um painel preto aqui e o primeiro pensamento era fazer um carro do Ayrton Senna. Aí, primeiro fizemos a Basílica, no meio, e depois falei: ‘vamos fazer tudo’. O pessoal pergunta sempre para mim quem fez. Aqui na avenida ele já fez um monte [de desenhos]”, conta o proprietário da loja.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Vinicius André da Silva, proprietário, posa ao lado da obra

Francis conta que trabalha com pinturas desde os 12 anos de idade. “O que me influenciou a começar a pintar foi a história e os quadros de Leonardo da Vinci. Sou um admirador desde os meus 5 anos”, revela ele, que trabalha com óleo sobre tela, pintura de desenhos em paredes, caricaturas e letreiros em geral.

Ele detalha que no trabalho na Mega Lubri se baseou em uma foto impressa no formato A4. A partir daí, realizou a ampliação na escala original, desenvolvida quadro a quadro, até completar a imagem real do formato original.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Obra precisou ser realizada em várias etapas em razão de suas grandes dimensões, mas valeu muito a pena

O material usado foi acrílico semi brilho com corantes à base de água. O pintor aplicou cores desenvolvidas e preparadas com paleta diretamente no pincel à mão livre até formar uma imagem de cada quadro semelhante à imagem original. “Foi a maior pintura que realizei até hoje como profissional. A maior dificuldade foi o tamanho e a textura da parede ondulada. E o uso de andaimes para pintar por etapas cada quadro da imagem original”, finaliza.

Publicidade