Festival Santa Dança inicia sua 5ª edição nesta sexta

Além de trazer estilos tradicionais, o evento também vai dialogar com novas tribos, como em uma oficina sobre K-Pop ministrada por Jun Hosotani


Investindo no aumento do número de jurados, de trabalhos artísticos, grupos e bailarinos inscritos, o Festival Santa Dança inicia sua 5ª edição nesta sexta-feira. Além de trazer estilos tradicionais, o evento também vai dialogar com novas tribos, como em uma oficina sobre K-Pop ministrada por Jun Hosotani. Outra novidade são as premiações, que serão feitas ao final de cada noite de Mostra Competitiva.

A programação segue até domingo e será distribuída pelo Teatro Municipal Manoel Lyra, Praça Central e Tivoli Shopping. Realizado pela Prefeitura e Instituto Santa Dança, com apoio do Supermercados São Vicente e Tivoli Shopping, se apresentarão 600 bailarinos de 42 grupos e de 19 diferentes cidades.

Foto: Studio Nanah d’Luize
Santa Bárbara d’Oeste recebe 600 bailarinos para o Festival Santa Dança, entre esta sexta-feira e domingo

“Seguimos à risca o projeto que nasceu para fomentar a dança e dar oportunidade digna aos bailarinos amadores em busca de oportunidades e conhecimento. Temos por regra que a Mostra Competitiva seja avaliada por júri de notório reconhecimento”, explica Fernanda Araújo, uma das idealizadoras do festival, junto a Daniela Alonso. No júri estão Priscila Yokoi, Eleusa Lorenzoni, Arilton Assunção, Jhean Alex e Henri Camargo.

O evento segue com a oferta de workshops e buscando alcançar o interesse de novos públicos. Um exemplo são as performances de K-Pop. “Por isso as apresentações acontecem também em locais públicos de bastante circulação, como a Praça e o Tivoli”, justifica a organizadora.

Outra novidade é que as premiações serão ao final de cada noite de Mostra Competitiva, contemplando as baterias dos gêneros e categorias de cada dia. “No domingo, fechamento do evento, distribuiremos também os prêmios especiais. Como convidados especiais, temos a Cedan, de Piracicaba, na sexta; o LaboratorioDaDanca, de Santa Bárbara, no sábado e a Faces Ocultas Cia de dança, de Salto (o grande espetáculo do festival), com ‘Elis’”, acrescenta Fernanda.

PROGRAMAÇÃO

O festival começa a partir das 19h30 desta sexta-feira, com apresentações de balé clássico de repertório, balé neo-clássicos e clássico livre, além de danças populares, estilo livre e sapateado, no Teatro Municipal Manoel Lyra.

As apresentações em palcos abertos acontecem no sábado, das 10h30 às 11h30, com workshop a partir das 11h30, na Praça Central; e no Tivoli Shopping, das 14h às 15h. E no domingo, das 12h às 13h, também no Tivoli Shopping.

Já a Mostra Competitiva será no Teatro Municipal Manoel Lyra, na sexta, a partir das 19h30, no sábado, a partir das 17h, e no domingo, a partir das 16h.

Mais detalhes sobre a programação, como todos os grupos participantes, podem ser consultados em www.festivalsantadanca.com.br.

Acontece: O Festival Santa Dança começa nesta sexta-feira, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João 23, Centro). A entrada é gratuita.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora