Feira das Arteiras reúne 100 expositores em Americana

Feira acontece há 10 anos na cidade de Americana, reunindo expositores que têm em comum o amor pelo artesanato nas mais diferentes formas


Neste final de semana será realizada mais uma edição da Feira das Arteiras, evento tradicional que já acontece há 10 anos em Americana. O evento tem entrada franca e estará montado no salão social do Clube do Bosque amanhã e domingo, das 10h às 18h.

Idealizada e organizada pela ceramista Aline Costa Sacilotto, a Feira das Arteiras tem apoio do Grupo Liberal e reunirá 100 expositores distribuídos em 72 pontos diferentes do local. A expectativa é de que sete mil pessoas passem pelo Clube do Bosque nos dois dias.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
A artesã Aline Sacilotto é uma das idealizadoras da Feira que acontece neste final de semana no Clube que Bosque, em Americana

Mais que uma feira de artesanato, o evento se transformou também numa opção de lazer. “É um espaço onde as pessoas vão para passear. As famílias aproveitam para conhecer e prestigiar o trabalho dos artistas e encontram também um local onde podem comer ou beber alguma coisa”, detalha a artesã.

Aline idealizou e promoveu a primeira edição da feira em 2009 no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil. Na ocasião, dezoito expositores participaram. “Era um sonho fazer algo do tipo. Conversei com algumas amigas que também gostavam e faziam artesanato e a feira aconteceu”.

Desde então, o evento não parou mais de crescer. As edições recebem filas de espera de artesãos interessados em expor seu trabalho. A seleção é criteriosa. Segundo Aline, além de ter qualidade os produtos expostos precisam “ser feitos com amor”. “Sou apaixonada pelos trabalhos manuais e busco reunir na feira pessoas que compartilham dessa paixão”.

A edição deste final de semana terá expositores de Americana, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo, Jundiaí, Campinas e Santa Bárbara d´Oeste. São artistas de várias áreas. “Não existe exclusividade de segmento. Mesmo que os produtos se repitam, cada expositor tem um estilo próprio e cada peça carrega sua própria identidade”.

A relação de produtos à disposição do público no evento é grande. Entre eles, estarão arte em cerâmica, louças, patchwork, madeira, cartonagem, cutelaria, bordados, mosaicos, terrários, roupas, bonsais, saboaria, perfumaria, prata, utilitários e peças decorativas.

Também foi agregada à feira uma linha de produtos gourmet feitos de maneira artesanal. São doces, geleias, queijos, pães, azeites, massas caseiras, café, conserva, sorvetes, produtos veganos e chopp.

“Nesta época todo mundo tem alguém para presentear. A feira terá muitas opções”, diz a organizadora.
Segundo ela, nos últimos três anos a feira foi realizada em duas edições anuais – maio e dezembro. A partir de 2020, ela passa a acontecer apenas em dezembro. “Como cresceu muito, demanda mais tempo para ser organizada e a opção foi por transformá-la num evento anual”, explica.

ACONTECE: A Feira das Arteiras pode ser visitada neste sábado e domingo, das 10h às 18h, no Clube do Bosque. A entrada é gratuita. Florindo Cibin, 550, Jardim Girassol.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora