28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

144 anos

Exposições traduzem momentos marcantes de Americana

Capítulos fundamentais da história estarão traduzidos em fotografias e outros itens em duas exposições que serão abertas nesta terça-feira

Por Rodrigo Pereira

27 de agosto de 2019, às 07h56 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Uma cidade com o surgimento relacionado à construção e utilização de uma ferrovia. A Vila Operária de Carioba como o embrião da urbanização e desenvolvimento têxtil. A chegada de Joaquim Boer com uma comitiva de italianos, em uma viagem que influenciou diretamente na miscigenação cultural local.

Estes e outros capítulos fundamentais da história de Americana estarão traduzidos em fotografias e outros itens em duas exposições que serão abertas nesta terça-feira, na Câmara Municipal e na Casa Herman Müller. A entrada é gratuita.

Na Câmara de Americana, a mostra tem como temática o aniversário da cidade e fica até 30 de setembro, com visitação das 8h às 17h. Ela reúne materiais de diferentes acervos públicos ou pessoais. “Vamos ter fotos, documentos, alguns livros antigos, bandeiras. Alguns desses itens foram buscados no acervo da própria Câmara Municipal”, detalha o coordenador de Comunicação, Maurício Vagas, que realizou a montagem.

Serão cerca de 60 fotografias e dez banners e dezenas de objetos da estrada de ferro, como banco antigo da estação e peças que eram utilizadas nos freios dos trens. O destaque à linha férrea na montagem também é relacionado ao fato de que a data de inauguração da Estação Ferroviária da cidade, em dia 27 de agosto de 1875, com a presença do Imperador Dom Pedro 2º e do Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, se tornou a data de aniversário do município.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (13)
Mostra Imigrantes – Famílias Italianas fica na Casa Hermann Müller

A abertura da mostra vai ocorrer nesta terça-feira, a partir das 19h, em uma sessão solene com abertura do saxofonista Marcelo Louback e execução do hino de Americana por um quarteto da Orquestra Sinfônica Municipal.

Pedaço da Itália

Já a Casa de Cultura Hermann Müller vai receber a exposição “Imigrantes – Famílias Italianas”, até quinta-feira, das 9h às 15h30. A mostra foi montada a partir de acervos pessoais de famílias tradicionais da cidade.

“São fotos, imagens das famílias que vieram para a região de Americana e alguns documentos, como passaportes, certidão de desembarque do Joaquim Boer. A maioria são fotos, de diversos períodos”, explica Elizabete Carla Guedes, historiadora e coordenadora do Museu de Salto Grande.

A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo junto ao Circolo Italiano di Americana.

Publicidade