Exposição de alunos volta a ser atração da Biblioteca

Mostra ‘Raízes Ubuntu’ reúne trabalhos que renderam a professor de Americana o 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã


A exposição “Raizes Ubuntu” está em cartaz na Biblioteca Municipal de Americana. A mostra é uma retrospectiva com trabalhos feitos por alunos do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Professor Octávio César Borghi, da Cidade Jardim, com orientação do professor Antônio Roberto da Silva, vencedor do 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã. Na biblioteca estão peças do projeto premiado, “Estandarte Ubuntu”

‘Raizes Ubuntu’ une dois projetos orientados pelo professor do Ciep e ambos já foram tema de exposições no espaço público americanense. Na mostra “Raízes”, o público pode conferir de perto máscaras em papel machê e em “Ubuntu”, exposta no local no final do ano passado, foram reunidos trabalhos também inspirados na cultura negra, feitos a partir de vários estilos e técnicas com material reaproveitado.

Foto: Biblioteca Municipal - Divulgação
Trabalho dos estudantes do Ciep nasceu após leituras sobre a arte afrodescendente

“Nossas raízes, projetadas e poetizadas nas máscaras, revelam seu caráter artístico, religioso, ancestral e contemporâneo. E Ubuntu, inspirada na vida e obra dos artistas negros como Aleijadinho, Bispo do Rosário, Waldomiro de Deus, Carolina de Jesus e Machado de Assis, mostra que a vida e a arte foram usadas para responder, refletir, questionar e reinventar a vida”, descreve o professor.

Ambas são resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, a partir de leituras, releituras e inspirações na arte negra e afro-indígena brasileira, como grafismos, estamparia, pinturas faciais e corporais e máscaras, e em alguns artistas negros brasileiros da literatura e artes visuais.

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como: “Eu sou porque nós somos”. “Trabalhar este conceito nos leva a questionar nossas atitudes e olhares sobre nossas relações”, diz o professor.

Acontece: A exposição “Raízes Ubuntu” estará na Biblioteca Municipal de Americana até o dia 28 de novembro. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é franca. Praça Comendador Müller, Centro

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora