18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dançaterapia

Saúde Mental estrela ‘Cabaret’ com usuários do Caps II

Espetáculo aborda conceitos de inclusão, identidade e aceitação por meio da linguagem alegre da dança nesta sexta-feira, em Santa Bárbara

Por Danilo Reenlsober

12 de setembro de 2019, às 08h18 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Integrantes da Oficina de Apoio Psicocorporal Dançaterapia, realizada pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) II, de Santa Bárbara d’Oeste, apresentam nesta sexta-feira o musical “Cabaret Brasil – Loucos pela Vida”. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Manoel Lyra a partir das 19h, com entrada gratuita, e também conta com a participação do grupo de dança do Núcleo Infantojuvenil do centro.

O espetáculo retratará os conceitos de inclusão, identidade e aceitação por meio da linguagem alegre da dança. De acordo com Cléber Roberto Delphino, coordenador do Caps II, a dança é utilizada como terapia para que os atendidos possam ter mais autonomia. “Esse trabalho com a dança promove mais liberdade para os usuários do serviço e faz com que eles consigo conviver no dia a dia”, explica.

Foto: Divulgação
Musical “Cabaret Brasil – Loucos pela Vida” será encenado nesta sexta-feira, a partir das 19h

Ainda segundo o coordenador do centro, cerca de 50 pessoas devem participar da apresentação, que vai levar ao público o resultado de cerca de um ano de estudos, pesquisas e ensaios. “Sempre no começo do ano, é escolhido um tema e os usuários trabalham no musical durante todo o ano. É uma preparação grande e o momento de apresentar o espetáculo é um momento muito aguardado”, revela.

Delphino também falou da importância da dança no trabalho de recuperar a autoestima dos usuários do serviço. “Muitos desses usuários apresentavam um estado profundo de depressão, algumas vezes eles nem conseguem mais sair de dentro do quarto, mas participando desses grupos e das oficinas, aos poucos eles voltam a dar conta dos afazeres diários, reestabelecendo o convívio social
que é tão importante”.

Este é o quinto ano consecutivo que o Caps II realiza esse tipo de atividades e, além do musical, a noite também vai contar com uma apresentação do coral do Caps II e do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e com uma exposição de artesanato com materiais produzidos pelos usuários do serviço de Saúde Mental. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Os serviços de Saúde Mental do Município, vinculados à Secretaria de Saúde, estão situados em dois locais. O Caps II e o Núcleo Infantojuvenil atendem à Rua Floriano Peixoto, 5, na Vila Balan, próximo ao CSU (Centro Social Urbano). Já o Caps AD está localizado à Rua José Fernando Mollon, 245, no Jardim Fernando Mollon.

ACONTECE: O musical “Cabaret Brasil – Loucos pela Vida” será encenado nesta sexta-feira, a partir das 19h. O Teatro Municipal fica na Rua João XXIII, 61, no Centro. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 3464-9424.

Publicidade