Companhia russa traz dança típica para Campinas

Pela primeira vez no País, bailarinos da Companhia Estadual de Dança Folclórica de Fayzi Gaskarov se apresentam no Teatro Iguatemi, nesta quarta-feira


A Rússia teve grande influência na formação de toda a cultura ocidental, sendo o berço de grandes nomes da literatura e outras artes. Sua cultura é fortemente marcada pelas tradicionais danças folclóricas clássicas. Os estilos Kalinka e Cossaca remetem à própria formação desse que é o maior país do mundo em extensão territorial, e são paradas obrigatórias àqueles que o visitam.

Pela primeira vez no Brasil, a Companhia Estadual de Dança Folclórica de Fayzi Gaskarov vai trazer um pouco da cultura russa por meio do espetáculo “Dança das Nações do Mundo”. Além das tradicionais danças típicas da Rússia, haverá também uma mistura de gêneros musicais de outros países. A companhia fará apresentações em diversas cidades e na região ela se apresenta nesta quarta-feira no Teatro Iguatemi, em Campinas.

Formada por 51 pessoas, sendo 40 bailarinos, a Companhia apresenta um espetáculo com figurinos e corpo de baile que criam uma atmosfera única. A apresentação tem duração de duas horas, com intervalo de 15 minutos.

Foto: Divulgação
Companhia Estadual de Dança Folclórica de Fayzi Gaskarov vem pela primeira vez ao Brasil

A Companhia Fayzi Gaskarov fez sua primeira apresentação em março de 1939. Seu nome é uma homenagem ao primeiro diretor artístico do grupo, que foi vencedor de prêmios e recebeu distintivo de honra por seu trabalho. O Ministério da Cultura Russo entregou à Companhia o título “Acadêmico” em 1996, conferindo-lhe o direito de usar a categoria “Nacional” em suas apresentações pelo mundo, representando a cultura russa. O grupo esteve em mais de 80 países e conta com repertório de mais de 160 danças diferentes.

No repertório desta noite, o público poderá conferir a execução de danças como a Kalinka e a tradicional Cossaca. Esta última é uma herança de um dos povos que formaram a Rússia. No século 15, eles se fixaram no sudoeste do país em comunidades militaristas. Ao longo da história, estiveram ao lado dos czares e tiveram papel na expansão russa. Durante a guerra civil, lutaram no exército branco a favor da monarquia. Após a derrota para os comunistas, acabaram deixando o país, mas sua dança mantém-se como uma das mais características quando se pensa em cultura popular russa.

Já a dança Kalinka, que também será apresentada durante o espetáculo, trata-se de uma mistura do sapateado russo com giros e movimentos rápidos. Os dançarinos podem estar organizados em casais ou, então, um grupo de mulheres que dançam com um lenço nas mãos. Outro destaque da apresentação é a Dança Chinesa, por meio da música “The Moon Flight of Butterflies”.

ACONTECE: O Grupo Ballet Nacional Folclórico da Rússia se apresenta nesta quarta-feira, às 20h. Os ingressos custam entre R$ 90 e R$ 180. O Teatro Iguatemi fica na Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina. Informações pelo telefone 3294-3166

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!