20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Grafite

Barbarense vai grafitar escola comunitária de balé no RJ

Arte-educadora Laryssa Luiz vai ajudar escola que está sendo construída pelas próprias bailarinas em comunidade carente do Rio de Janeiro

Por Rodrigo Pereira

11 de junho de 2019, às 10h20 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Assista ao vídeo!

Desde março, uma ação comunitária que vem sendo realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, vem ganhando destaque na mídia nacional e internacional. Bailarinas da comunidade, integrantes do projeto Na Ponta dos Pés, decidiram literalmente colocar a mão na massa e construir uma escola onde as aulas de dança possam ser realizadas.

Foto: Jeferson Lima / Divulgação
Arte-educadora barbarense vai grafitar parede de escola de balé

E a iniciativa deve ganhar contribuição da região. A artista barbarense Laryssa Luiz, de 21 anos, se ofereceu para realizar um grafite no espaço. Ligada a causas sociais, a arte-educadora está realizando vaquinha e vendendo rifas para viajar até Rio.

A obra teve início em fevereiro. Na página do Facebook @balletpnapontadospes é possível ver vídeos e fotos das bailarinas carregando cimento e blocos de concreto. Atualmente, o prédio já tem todo o alicerce de pé.

{{1}}

O dinheiro para os materiais foi conquistado por meio de financiamento coletivo, depois do lançamento do documentário “Balé & Balas: Dançando Pra Fora da Favela”, produzido pelo site Vice.

“Eu li uma matéria e me interessei muito pela ação que elas estão fazendo, pelo grito de resistência que é essa mobilização. Algo que deveria ser responsabilidade do poder público está sendo feito por moradoras, para ter o próprio espaço, trabalhar o protagonismo do seu próprio corpo, o conhecimento, a autonomia, e isso é muito incrível”, afirma Laryssa.

Ao ler a matéria, ela entrou em contato com a professora do projeto, Tuany Nascimento, e se ofereceu para realizar o grafite na escola. Na ilustração, a ideia será destacar as protagonistas do projeto.

“Serão bailarinas com cabelo afro, vestidas com roupas de balé e um morro atrás. Todas de costas, fazendo as posições do balé”, revela a grafiteira. Personagens femininas são o principal foco de suas obras.

Laryssa explica que toda a iniciativa do Pontas dos Pés lhe chamou a atenção principalmente pelo engajamento social atrelado à sua formação profissional.  

Sua história com o grafite começou em 2014, em oficinas na Estação Cultural de Americana, com Tom Gustavo. Depois, teve instruções de outros artistas do segmento conhecidos na região, como Ratão e Vozinho. Mais tarde, se formou em Artes Visuais pela Faal (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) e passou a atuar como arte-educadora na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil) Professora Dona Bininha.

Atualmente, ela realiza oficinas de artes visuais com adolescentes de 16 a 18 anos na Fundação Casa de Limeira, pela ONG Cedap (Centro de Educação e Assessoria Popular).

Foto: Jeferson Lima / Divulgação
Laryssa explica que toda a iniciativa do Pontas dos Pés lhe chamou a atenção principalmente pelo engajamento

“Cada um ali tem uma problemática diferente com família, tráfico, crime, com a comunidade, e naquela uma hora e meia de oficina a gente pensa, a gente conversa, dialoga, grafita e se expressa“, conta a artista.

O link para contribuir com a vaquinha virtual de Laryssa é http://vaka.me/602692. Ela também está vendendo três rifas, nas quais são oferecidos quadros, telas, livro com ilustrações e camiseta. Para comprá-las, basta contar a grafiteira pelo número (19) 98243-5047.

Publicidade