Americanense será um dos destaques de evento

Feira SUB será neste sábado na Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, em Campinas, com obras de artistas independentes


O artista gráfico americanense Matheus Hofstatter é um dos principais nomes da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, que acontece neste sábado, dia 14, na Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, em Campinas. Especialmente para o evento, ele preparou uma série inédita em serigrafia intitulada “Fuck the System”, resultado de cerca de três meses de trabalho.

“Toda intervenção artística vem de uma visão de mundo, algo que incomoda ou que está acontecendo e que o artista quer chamar a atenção do público”, avalia Hofstatter. De acordo com o artista, as obras que poderão ser visitadas na exposição mostram, de forma evidente ou subjetiva, como o ser humano está inserido na modernidade e qual sua relação com ela. “Em todas as séries que eu crio, tento mostrar um pouco desse ponto de vista. Para mim, esse é o papel do artista”, ressalta.

Foto: Diogo Zacarias / Divulgação
Para a feira, Matheus preparou uma série inédita em serigrafia intitulada “Fuck the System”, resultado de três meses de trabalho

Além da série inédita, ele vai apresentar outras 39 obras, que mesclam manipulação digital e fotografia analógica. “Não me apego muito à mídia, produzo com aquilo que tenho em mãos”, explica. Nesse tipo de trabalho, Hofstatter produz imagens analogicamente. Essas imagens são digitalizadas, impressas em etiquetas e digitalizada novamente. Assim, a imagem é formada por meio de recortes digitais e analógicos.

No sábado, Hofstatter também organiza, ao lado do fotógrafo Ricardo Lima, uma série de intervenções urbanas em parceria com o Festival Hercule Florence. Segundo o artista, haverá uma ação de colagem de lambe-lambes pelas ruas de Campinas e a criação de um mural na escola Carlos Gomes.

“Ao todo, são cerca de 90 expositores, então é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e de ter esse contato não só com o público, mas também com outros artistas”, salienta Hofstatter.

A Feira SUB acontece das 11h às 21h e conta com uma programação que inclui encontro literário, exposições, exibição de documentário e bate-papo. Todas as atrações têm entrada gratuita. Também na Biblioteca, já está em cartaz a exposição “Passaragem”, de Vinícius Cruz, artista convidado para elaborar o cartaz da Feira SUB 2019. No dia da feira, uma mini-exposição vai mostrar os cartazes das edições anteriores elaborados por outros artistas.

“A Feira SUB transforma a Biblioteca em um dos mais importantes cenários para as editoras e publicadores independentes apresentarem seus trabalhos. É um evento único que responde à necessidade de uma biblioteca conectar pessoas com a criação e inovação e ser um espaço de trocas”, disse Suze Elias, chefe de setor da biblioteca.

Acontece:

A Feira SUB ocorre neste sábado, das 11h às 21h, com entrada gratuita. A Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink fica na Avenida Benjamin Constant, 1633, no Centro de Campinas. Informações pelo telefone 2116-0423.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora