Americanense inaugura exposição em Campinas

Série “Astronauts” e projeto “Camaleônico” são criações do artista Hofstatter


O audiovisual é a fonte de inspiração inicial do artista americanense Hofstatter, que abriu na última semana as mostras “Astronauts” e o projeto “Camaleônico” no espaço cultural Red Radisson, em Campinas.

Foto: Divulgação
Hofstatter não deixou de lado a influência do audiovisual em sua obra como artista plástico, assim como a paixão pelo espaço sideral

E as duas exposições dão o tom dessa relação do artista com o cinema e a fotografia. Como ponto de encontro dessas expressões, está o inconformismo do artista, como reforça o texto da curadoria das exposições.

“Hofstatter experimentou a arte bebendo na fonte do audiovisual, onde através da experimentação buscou uma linguagem que se contrapunha a leitura óbvia da realidade. Sempre contestador abriu internamente uma inquieta desconstrução do que representa a arte contemporânea e seus significados”.

Hofstatter relata que por trabalhar sempre em direção de fotografia sentiu a necessidade de compor melhor as cenas. E nesse momento percebeu que não podia evoluir se não tivesse uma direção de arte mais trabalhada em cada cena. “Nesse processo descobri que nas artes gráficas consigo expor mais fácil e mais rápido este processo de anular a ação do nada nos meus trabalhos autorias”, comenta.

Nesse processo, criou as séries expostas em Campinas, que usa as viagens espaciais como metáforas para sua visão de mundo.

“A série ‘Astronauts’ trabalha a ideia de como estamos unidos, mas desconectados. Como podemosviver em grupo, mantendo a nossa individualidade”, comenta.

O convite para essa exposição veio através do Proja (Agencia de projetos autorais), localizada em Campinas. Ligada a uma rede de hotéis, alguns trabalhos de Hofstatter até foram parar nas paredes da rede.

“Uma das propostas do hotel é oferecer o serviço de hospedagem a animais, são pet friendly. E nos hotéis da rede existem astronautas pintados em grandes formatos. Acabei fazendo uma obra direcionada ao hotel com o cachorro mascote dele compondo a cápsula da Apollo 11”, relata.

ACONTECE

As exposições “Astronauts” e “Projeto Camaleônicos” ficam em cartaz até o dia 30 de abril, das 8h às 22h. A entrada é gratuita. O espaço Radisson Red Campinas fica na Avenida Júlio de Mesquita, 705, no Cambuí.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora