Americana e SB recebem o Circuito Sesc de Artes em abril

Projeto vai reunir atividades gratuitas de literatura, dança, música, pintura, circo e cinema nas duas cidades da região


Atividades envolvendo literatura, música, artes visuais, dança, circo e cinema estão previstas em oito intervenções artísticas que serão realizadas pelo Circuito Sesc de Artes em Americana, no dia 12 de abril, e em Santa Bárbara d’Oeste, no dia 14 do mesmo mês. A programação foi lançada oficialmente na terça-feira, em São Paulo.

Em Americana, as atividades serão realizadas ao longo do dia na Praça Comendador Müller, e em Santa Bárbara d’Oeste vão ocorrer no Parque dos Jacarandás. Todas serão gratuitas.

Foto: Paula Poltronix
Circuito Sesc amplia variedade de atrações artisticas em apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo

Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda aponta que um dos objetivos do circuito é provocar o público das cidades visitadas a pensar sob novas perspectivas, conhecer grupos sociais diferentes e entender a importância da diversidade. “Na cultura, a mistura é fundamental. Cultura é troca, é intercâmbio, diversidade permanente”, avalia.

Para esta edição uma das expectativas é ter um maior alcance de público. “Depois de 11 edições, a gente espera que isso seja mais esperado, que o público esteja mais atento do que antes, quando estranhavam mais. Em termos numéricos, quanto mais a gente puder atingir melhor. E tem esse aspecto que é uma coisa que a gente vai desenvolver, que é dar espaço mais claro para a produção local”, aponta o diretor.

Entre os destaques da programação, uma roda de samba na qual textos e poesias de Sergio Vaz, “o poeta da periferia”, são musicalizados por Renato Gama. Também está previsto o espetáculo “Mané Gostoso”, apresentado pelo reverenciado Ballet Stagium e dirigido por Marika Gidali e Décio Otero. “O Décio Otero é a nossa referência no ballet moderno no Brasil”, aponta Helena Katz, professora da PUC-SP e crítica de dança.

Confira atrações que passarão durante o Circuito Cultural Paulista:

Música
BOTICA POESIA. Os músicos Sergio Vaz e Renato Gama se unem para criar canções a partir de poemas e textos inéditos do próprio Vaz.

Música
DJ HARU. Pesquisadora da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, a DJ promove cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos tradicionais.

Dança
MANÉ GOSTOSO. O premiado ballet Stagium homenageia Luiz Gonzaga na montagem “Mané Gostoso”, com coreografias inspiradas em um boneco movimentado por cordões.

Artes Visuais
RABO DE GATO. Com Ateliê Lua Azul. Os artistas demonstram técnicas artesanais para a produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados rabos de gato.

Artes Visuais
DESENHAÇO. Bebel Abreu e Ale Kalko levam o público a ter contato com técnicas de desenho, como observação e produção por acidente, a partir de uma mancha.

Literatura
MEDIAÇÃO DE LEITURA. Os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a literatura. Os participantes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las.

Cinema
SET NA PRAÇA. O público vê como funciona os bastidores de uma filmagem e participa da produção de uma cena, usando iluminação, câmera, travelling e microfone.

Circo
MISTÉRIUS. Os palhaços Gonçalvez e Sobolha, da Família Burg, querem ser levados a sério por seus talentos, mas acabam oferecendo ao público momentos de muito humor.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!