10 de agosto de 2020 Atualizado 16:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Romi

Alunos de SB apresentam concerto com Eduardo Lustosa

Concerto apresentado nesta quinta-feira na Fundação Romi traz canções autorais criadas pelo maestro Eduardo Lustosa e alunos da instituição

Por Danilo Reenlsober

05 dez 2019 às 08:22 • Última atualização 27 abr 2020 às 11:19

Para encerrar as atividades do ano letivo, os alunos do Ensino Infantil 3 e Fundamental 1 do NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d’Oeste, realizam nesta quinta-feira, a partir das 19h30, um concerto especial com regência do maestro Eduardo Lustosa. A apresentação acontece no Ginásio Poliesportivo e Cultural da instituição. Além de participarem do coro, os estudantes também ajudaram na composição das músicas.

De acordo com Lustosa, o espetáculo “Eu Escuto a Cor dos Passarinhos”, baseado no poema de Manoel de Barros, é o primeiro totalmente autoral realizado pela instituição. As canções que fazem parte do concerto foram escritas pelo próprio maestro, com base em textos dos alunos do Núcleo.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
O maestro Eduardo Lustosa ensaio as crianças da Fundação Romi para a apresentação desta quinta-feira

“A ideia foi fazer um concerto onde a gente trabalhasse a temática dos sentimentos. Dentro da disciplina de música, trabalhamos vários desses sentimentos e a partir daí surgiu a ideia de fazer essa apresentação autoral. Então, muitos alunos falaram dessa diferença de estudar no NEI e da liberdade que eles sentem agora”, explica o maestro.

Para que tudo ficasse pronto a tempo, a preparação precisou acelerar e tudo ficou pronto em um tempo recorde, conforme lembrou Bruno Latarola, professor de música da instituição. “A produção de fato começou depois do início do quarto bimestre, então, foi uma rotina de composição, melodias e de ensaios num tempo recorde. Mesmo assim, ficamos muito felizes com o resultado que a gente alcançou, onde cada aluno vivenciou todo o processo de criação de uma música”.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Eu Escuto a Cor dos Passarinhos

Para Lustosa, regente também do Coral InCantus, de Americana, compor e preparar uma apresentação autoral desse tipo é uma novidade – e um desafio. “É uma experiência diferente, afinal, preparar as crianças requer todo um tato diferente, mas temos trabalhado técnica vocal desde o primeiro bimestre e a gente conseguiu desenvolver um trabalho muito legal”. No primeiro semestre, por exemplo, os alunos participaram de um concerto em homenagem a Luiz Gonzaga.

ACONTECE: O concerto “Eu Escuto a Cor dos Passarinhos” acontece nesta quinta-feira, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo e Cultural da instituição. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na secretaria do NEI. Avenida João Ometto, 118, Jardim Panambi. Mais informações pelo telefone 3499-1555.