22 de julho de 2024 Atualizado 22:34

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Vitória de Milei e a esperança

A vitória de Javier Milei, na Argentina, ecoa as vozes da mudança e da esperança em toda a América do Sul

Por Franco Sardelli

24 de novembro de 2023, às 11h04 • Última atualização em 24 de novembro de 2023, às 11h08

A vitória de Javier Milei, na Argentina, ecoa as vozes da mudança e da esperança em toda a América do Sul. Seu triunfo ressoa não apenas na política local, mas lança reflexos significativos para o Brasil, por exemplo. Como um liberal, é evidente que essa vitória representa um movimento de resistência contra políticas intervencionistas, excessivamente populistas, e defende a liberdade individual e econômica.

O panorama político argentino tem sido marcado por décadas de intervenção estatal excessiva e políticas populistas, que levaram à estagnação econômica e a uma verdadeira bagunça. Milei, ao ganhar espaço e influência, demonstra a fome do eleitorado por mudança e a rejeição ao status quo, que mantém os políticos de sempre no poder há anos.

Sua abordagem liberal, defendendo a redução do tamanho do Estado, cortes nos gastos públicos e a promoção de uma economia de mercado livre, ressoaram entre os que queriam um novo caminho para a Argentina.

Se traçarmos um paralelo com o Brasil vislumbro um movimento semelhante em curso. Há um crescente interesse e apoio às ideias liberais, especialmente diante das dificuldades econômicas e da busca por soluções concretas. Há uma base de apoio considerável para tais ideias, e um projeto de país vem amadurecendo.

Embora as circunstâncias políticas e sociais variem entre os países, a insatisfação com modelos econômicos tradicionais é uma constante que alimenta o movimento em direção a alternativas mais alinhadas com os princípios em que acredito.

A vitória de Milei serve como um catalisador para os defensores das políticas de direita no Brasil, mostrando que é possível desafiar a ordem estabelecida e encontrar espaço para ideias novas. Este é um momento de reflexão e oportunidade de considerar novas abordagens para desafios insuperáveis há décadas.

Franco Sardelli
Chefe de Gabinete da Prefeitura de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.