06 de dezembro de 2021 Atualizado 15:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Duas grandes forças que controlam sua vida

Você sente que sua vida está patinando e, por mais que você faça, parece que ela não sai do lugar? Então leia o artigo desta semana do Ivan Maia

Por Ivan Maia

16 ago 2021 às 18:36 • Última atualização 16 ago 2021 às 18:37

Como anda a sua vida? Você tem pleno controle sobre ela, ou sente que sua vida está patinando e, por mais que você faça, parece que ela não sai do lugar? São inúmeras razões que abalam as pessoas, portas que se fecham, falta de oportunidades de trabalho e tantos outros reveses da vida. Mas existem duas forças que controlam nossas vidas.

A primeira grande força é chamada obrigação. Basta olhar para a maioria das pessoas e observar como elas encaram o trabalham. A pessoa acorda de manhã para ir trabalhar para se sustentar, mas qual a força que controla a “grande boiada humana”?

Não precisa nem dizer que é a obrigação. Pelo simples fato de que as pessoas reclamam de tudo, não gostam de trabalhar, se trabalham com pessoas costumam atender mal. Infelizmente, para essas pessoas, o que resta é a escassez.

A segunda grande força é chamada de oportunidade. Neste grupo seleto de pessoas que também precisam trabalhar e lutar todos os dias acontece o contrário. Elas encaram o trabalho como oportunidade, fazem tudo como amor, não pela empresa, mas por ele mesmo. Essas pessoas sabem que aquilo que plantamos é o que colheremos. Eles enxergam a oportunidade em tudo e é por isso que são pessoas incomuns, que não estão no meio dos demais que caminham rumo ao fracasso.

Na vida, temos duas oportunidades: ou construímos abismos ou pontes. Tudo o que você fala, faz ou sente cria milagres ou tragédias. Aqui foi dado o exemplo do trabalho, agora vamos falar dos pais de família. Como você acha que a maioria dos homens, chefes de família, encaram as tarefas em casa?

O papel do homem é ser provedor, mantenedor, ser líder (não no sentido de mandar, mas encorajar) e de servir. Muitos encaram as tarefas de casa como obrigações, raramente ajudam e, quando o fazem, só atrapalham. Enquanto isso, uma pequena parcela de homens vê a família como um berço de oportunidades, de cuidar dos filhos, de ajudar o cônjuge, de aprender, ou de oferecer tempo de qualidade.

Então, como você se encontra hoje? Sua vida está na rota da escassez ou de prosperidade? Se estiver na escassez, é muito provável que a força que está lhe movendo é chamada de obrigação. James Allen já dizia que dentro do nosso cérebro estão guardadas as ferramentas com as quais podemos construir mansões de alegria e paz para habitarmos, ou armas de guerra que nos destruirão.

Por isso, é muito importante reeducar nossos pensamentos para obter resultados positivos. Você só é responsável pela sua vida, ela é importante e deve ser cuidada para que você possa ajudar aos outros. Desejo que você possa fazer ótimas escolhas e que a força maior da oportunidade faça a diferença por onde for. Longos dias e belas noites!

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.