21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Comece a vencer!

Ivan Maia fala sobre como lidar com o sofrimento e começar a dar passos de vitória

Por Ivan Maia

23 ago 2021 às 16:33 • Última atualização 23 ago 2021 às 16:36

Você tem sofrido muito na sua vida? Já passou por algum momento de sofrimento? Qual a lição que você aprendeu? Como você lida com esse momento? O texto de hoje aborda um tema inevitável na vida de todo ser humano: o sofrimento e as suas faces. Então, saiba como lidar com o sofrimento e comece a dar passos de vitória.

É importante saber distinguir o sofrimento da dor. A dor pode ser classificada como física, que é quando você machuca seu corpo, ou a psicológica, que advém das emoções como medo, depressão, choro, tristeza, ou crise de pânico.

A dor vem de fora para dentro, ou seja, das situações externas às quais somos acometidos, seja pelo falecimento de um ente querido, ou por ter perdido uma oportunidade, de ser traído, enfim, temos diversas dores ao longo da vida.

O sofrimento vem de dentro para fora, é você quem permite que ele se prolongue em sua vida. Ele nasce das limitações que possuímos em não saber lidar com a sua causa, é estar diante de fatos que poderiam ter representado o fim, mas por alguma razão se transformaram em início. É a forma como a pessoa interpreta e fica remoendo aquele sofrimento por um longo período e ninguém tem culpa por isso.

Na vida, quando você se depara com uma dor, uma situação negativa que lhe enfraquece, você tem duas alternativas: ficar parado ou lutar com força e determinação para mudar sua trajetória. Ou você vira pântano ou oceano, a escolha é somente sua.

Quando você estiver passando por um momento difícil, tome uma decisão, sofra pelo momento que for necessário, mas não deixe que ela lhe paralise e tome conta dos seus sentimentos. Lembre-se: “Você não pode proibir os pássaros de sobrevoarem a sua cabeça, mas você pode impedir que eles construam um ninho sobre ela”, então substitua imediatamente os pensamentos paralisantes e seja livre.

Seja o que for o que estiver passando, não pare, siga em frente!  Uma frase diz: “não importa quantas vezes você fracassou, você só se tornará um fracasso no dia em que você decidir deixar de lutar”. O sofrimento deve ter um início, mas também precisa ter um fim, então determine um tempo de duração para isso e seja feliz!

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.